Unidade Curricular: | Código: | ||
Anatomofisiologia I | 853AMO1 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Enfermagem | 7 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 91 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Pretende fornecer bases de compreensão para o funcionamento do organismo humano, ao nível molecular, celular, tecidular, orgânico e sistémico. O estudo desta disciplina deverá permitir ao aluno conhecer os aspectos mais importantes da Anatomofisiologia Humana que lhe possibilitem, posteriormente, compreender conceitos fundamentais na área da Enfermagem e cuidados médicos. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Introdução ao estudo da Anatomia e Fisiologia. Organização do Corpo humano - Níveis de organização do corpo humano. Divisões da Anatomia. Planos de referência. O Sistema Tegumentar - Estrutura e funções da epiderme, derme e hipoderme. Efeitos do processo de envelhecimento sobre o sistema tegumentar. O Sistema Esquelético - Anatomia Geral do Sistema Esquelético – descrição, classificação, estrutura e funções dos ossos do esqueleto. Articulações e Biomecânica do movimento corporal - Estrutura, função e tipos de articulações. Tipos de movimentos articulares. O Sistema Muscular - Anatomia Geral do Sistema Muscular – descrição, classificação, estrutura e funções dos músculos. Tónus Muscular. Contracção e Relaxamento Muscular. O Sistema Nervoso - Divisões do Sistema Nervoso. Componentes do Sistema Nervoso Central e Sistema Nervoso Periférico - estrutura e funções. Sinapses – estrutura e transmissão do impulso nervoso. Arco reflexo. Tipos de reflexos. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
A construção dos conteúdos programáticos, com a abordagem dos aspectos morfológicos e funcionais do organismo humano, contando com informação teórica, teórico-prática e prática dos temas abordados, incluindo a utilização de recursos didácticos apropriados, como exposições em power-point e manipulação de modelos anatómicos, devidamente adequada ao processo de aprendizagem da disciplina de Anatomofisiologia I no plano curricular da licenciatura de Enfermagem. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Interrogativo, expositivo e demonstrativo.Exposição oral de conteúdos programáticos; estimulação da participação activa dos alunos, com conteúdos audiovisuais. Aulas teórico-práticas e práticas laboratoriais. A avaliação contempla os seguintes momentos:Componente T: 2 provas de avaliação escrita sobre os conteúdos leccionados (50%). Componente TP: elaboração de trabalho de investigação e apresentação, bem como o desempenho global nas actividades (15%). Componente P: 2 provas práticas individuais (35%). O aluno deve obter nota mínima de 10 val a cada componente; Só é possível realizar avaliação por exames na época normal e de recurso à componente T. A reprovação à componente prática implica nova inscrição nesta componente. Deverá ser cumprido o regime de faltas previstas no regulamento da UFP. A falta de comparência nas provas de avaliação implica a classificação de zero valores para efeitos de cálculo da classificação final atrás referida e a não atribuição dos ECTS correspondentes. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A metodologia de ensino centrada na informação teórico, teórico-prática e prática dos temas abordados, incluindo a utilização de recursos didácticos apropriados, como vídeos e manipulação de modelos anatómicos, está devidamente adequada ao processo de aprendizagem da disciplina de Anatomofisiologia Humana no plano curricular de Enfermagem. | |||
Bibliografia: | |||
Seeley, R, Stephens, T. & Tate, P., 2015, Anatomia & Fisiologia, 10ª ed., McGraw-Hill, Portugal. Tortora, G & Grabowski, S, Principles of Anatomy and Physiology, 7th ed. Harper Collins College Publishers USA. Guyton, A. & Hall, J., 2006, Textbook of Medical Physiology, 11th ed., Elsevier Saunders, USA . |