Unidade Curricular: | Código: | ||
Anatomofisiologia I | 1077AMO1 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Enfermagem | 7 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 91 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
- Adquirir conceitos fundamentais de anatomia e fisiologia para a compreensão do funcionamento do organismo humano; - Compreender os conceitos gerais da organização e funcionamento do corpo humano; - Descrever os diferentes planos de referência; - Capacitar o estudante para a compreensão da Anatomofisiologia Humana nos diversos sistemas; - Descrever a estrutura e o funcionamento dos diferentes sistemas (cardiovascular, respiratório, digestivo, nervoso, endócrino, excretor, génito-urinário, músculo-esquelético, imunológico, hematopoiético e tegumentar; - Compreender o funcionamento, de forma integrada, dos diferentes sistemas; - Desenvolver competências sobre Anatomofisiologia Humana para a prestação de cuidados de enfermagem. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1-Introdução ao estudo da Anatomia e Fisiologia. Níveis de organização do corpo humano. 2-Sistema Músculo-esquelético, -Osteologia -Artrologia -Miologia .tronco,extremidades e cabeça-pescoço. -Fisiologia do músculo esquelético, liso e cardíaco. 3. Sistema Cardiovascular: Anatomia do coração. Vasos Sanguíneos. Circulação Pulmonar e Sistémica. Sistema Linfático. 4.Sistema Respiratório: Funções e anatomia. Trocas gasosas. Transporte de gases no sangue. Sistema Digestivo: Anatomia e Fisiologia. 5-Sistema Urinário: Anatomia e Fisiologia. Produção de urina. Regulação da concentração e volume de urina. Sistema reprodutor: Anatomia e fisiologia dos aparelhos reprodutores masculino e feminino. 6-Sistema Nervoso - Sinapses. Sistema Nervoso Central e Periférico. Nervos cranianos. Sistema Nervoso Autónomo. 7-Sistema Endócrino: Hormonas. Controle hormonal. Mecanismos de ação e receptores hormonais. Glândulas endócrinas.8-Sistema digestívo, anatomía e fisiologia. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular estão delineados para permitir a introdução de conceitos fundamentais sobre anatomia e fisiologia do corpo humano. Este primeiro contacto permitirá adquirir as competências em torno dos processos de natureza descritiva e compreensiva da anatomia e da fisiologia humana que se interligam com a unidade curricular do segundo semestre quer na sua complexidade, como na sua integração. Com a aquisição dos conhecimentos teóricos, teórico-práticos e laboratoriais sobre a anatomia e fisiologia do corpo humano, pretendese que o estudante seja capaz de os transferir para o desenvolvimento de competências de prestação de cuidados de enfermagem. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A unidade curricular desenvolve-se em horas de contacto e no tempo de trabalho autónomo do estudante. Para os objetivos pretendidos recorre-se a metodologias de ensino expositivas, interrogativas e de simulação. As aulas teóricas são essencialmente expositivas e de interação, as aulas teórico-práticas são destinadas a elucidar e aprofundar as temáticas lecionadas com auxílio de material didático adequado (modelos anatómicos, vídeos), complementado através da prática simulada. O tempo de trabalho do aluno será orientado para várias rubricas programáticas. O regime de avaliação contínua é composto por dois momentos de prova escrita (80%) e duas avaliações de práticas laboratoriais (20%). Em todos os itens aplica-se Regulamento Pedagógico da UFP. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A metodologia de ensino centrada na informação teórico, teórico-prática e prática dos temas abordados, incluindo a utilização de recursos didáticos apropriados, como vídeos e manipulação de modelos anatómicos, permite ao estudante adquirir conceitos fundamentais de anatomia e fisiologia do organismo humano. A simulação e a apresentação de casos práticos possibilita uma adequada transferência destes conteúdos para o desenvolvimento de competências de enfermeiro de cuidados gerais. | |||
Bibliografia: | |||
Kawamoto, E. (2016). Anatomia e fisiologia: para enfermagem. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. ISBN 978-85277-2873-7 ? Moll, K. J., Moll, M., Pais, D. (2006). . Anatomia e fisiologia para os cuidados de enfermagem (2ª ed). Loures: Lusociência. ISBN 972-8383-23-1 ? Seeley, R et al. (2005). Anatomia & fisiologia. (6ª ed). Loures: Lusociência, 2005. ISBN 972-8930-07-0 ? Tate, P. et al. (2011). Guia de estudo para utilização com anatomia e fisiologia. (8ª ed). Loures: Lusociência. ISBN 978-972-8930-622 Tortora, G. J. & Zimmer, L. (2000). Corpo humano: fundamentos de anatomia e fisiologia (4ª ed). Porto Alegre: Artmed. ISBN 85-7307-675-5 ? Van de graaff, K. M. (2003). Anatomia humana (6ª ed). Barueri: Manole. ISBN 85-204-1318 - Richard L. Drake. Gray Anatomía para estudiantes. Elsevier Masson. 2ª edición. -Prometheus. Texto y Atlas de anatomía. Medica Panamerica - Netter's Surgical Anatomy and Approaches; 2nd Edition, Elsevier 2020. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Carla Matos (cmatos@ufp.edu.pt) João Faria (jsfaria@ufp.edu.pt) Jorge Maciel (jpmaciel@ufp.edu.pt) |