Unidade Curricular: | Código: | ||
Sociologia e Antropologia da Saúde | 1198SASA | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | CTSP | Auxílio de Serviços de Saúde | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
A U.C. visa proporcionar aos discentes: 1. O conhecimento do conceito de saúde 2. O conhecimento sobre os fundamentos e objetivos da Sociologia e Antropologia. 3. O conhecimento dos conceitos básicos da Sociologia e Antropologia que podem ser associados à melhor compreensão da saúde e doença., com vista a uma prática profissional informada 4. O conhecimento e compreensão das dimensões que influenciam o estado de saúde/doença. 5. A compreensão da experiência social da doença. 6. O conhecimento dos diferentes paradigmas conducentes às diversas políticas de saúde. 7 .O conhecimento sobre as principais técnicas a aplicar na investigação das dimensões sociais, culturais e políticas da saúde. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Conceitos e termos técnicos usados. 2. Introdução à Antropologia e Sociologia: princípios, conceitos e a sua ligação à saúde 3. Factores sociais como determinantes do estado de saúde e de bem estar. 4. Papel da saúde na sociedade 5. A experiência social da doença e suas representações sociais. 6. Instituições e políticas de saúde. 7. Integração e compreensão da comunidade nas práticas da saúde pública. 8. Metodologias de investigação social aplicadas à saúde | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os ponto 1 e 2 cumprirão o objetivo de dar a conhecer aos alunos os conceitos e os termos fundamentais da Saúde, Antropolgia e Sociologia. Pelos pontos 3 e 4 se darão a conhecer as dimensões e determinantes sociais que influenciam o estado de saúde/doenças, sendo tal conhecimento orientado para a compreensão desta influência O objetivo de proporcionar aos discentes a possibilidade da compreensão da experiência social da doença será cumprido pelo ponto 5 do programa. Os pontos 6 e 7 darão a conhecer os diferentes paradigmas que influenciam as diferentes políticas de saúde e as consequência destas para as instituições e para os cidadãos. O ponto 7 introduzirá os alunos na prática da investigação social aplicada à saúde, dando, pois, a conhecer as principais técnicas que podem ser empregues. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A unidade curricular será lecionada, sobretudo, com recurso ao método expositivo, mas também com recurso ao método ativo. O primeiro tem por base a transmissão de informação, sendo esta levada a cabo pelo docente. É adequado à apresentação de conhecimento de cariz conceptual e teórico, pelo que, atendendo aos conteúdos programáticos desta UC, será fundamental para a lecionação da mesma. O segundo convida à participação do discente em ações concretas de aprendizagem que, no caso da presente UC, serão orientadas, sobretudo, para a pesquisa e investigação acerca das temáticas abordadas. Avaliação: 2 testes, com 50% de ponderação para cada um deles. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
O cumprimento dos pontos 1 e 2 do programa serão feitos pela exposição dos principais conceitos e princípios estruturantes da Sociologia e Antropologia, bem como da Saúde, pelo que o método expositivo é o mais adequado. Os alunos não deixarão, contudo, de tomar a iniciativa de pesquisar informação sobre as temáticas aludidas. Relativamente aos pontos 3 e 4, o método expositivo permitirá transmitir o conhecimento sobre os fatores determinantes do estado de saúde e o papel desta na sociedade. Com o recurso ao método ativo os discentes apresentarão situações concretas resultantes da sua pesquisa e que sejam demonstrativas da influência de tais fatores, bem como do papel que a saúde assume na sociedade contemporânea. Para a reflexão sobre a experiência social da doença e suas representações sociais previstas no 5 do programa, o método ativo é adequado. Os estudantes serão incentivados à pesquisa sobre situações concretas de experiência social da doença. Tratando-se de conhecimento de cariz teórico e político, os principais paradigmas que orientam as políticas e as instituições de saúde previstos nos pontos 6 e 7 do programa serão dados a conhecer através do método expositivo. O ponto 8 do programa implicará a apresentação, pelo método expositivo, das técnicas de investigação, mas, sobretudo, o recurso ao método ativo, pelo qual os alunos aplicarão as técnicas lecionadas. | |||
Bibliografia: | |||
Alves, F. (coord.) (2013), Saúde, Medicina e Sociedade. Uma Visão Global, Lisboa, Pactor. Boquinhas, J. (2012), Políticas e Sistemas de Saúde, Coimbra, Almedina. Breton, D. (2007), Compreender a dor, Cruz Quebrada, Estrela Polar. Breton, D. (2010), Sociologia do Corpo, Rio de Janeiro, Vozes. Giddens, A. (1997), Sociologia, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. Keck,F. & Linterys, C. (2019). The Anthropology of Epidemics. London, Routledge. Martine, I. & Wiedman (2021), Anthropology in Medical Education, California, Springer. Goffman, E. (1988), Estigma. Notas sobre a manipulação da identidade deteriorada, Rio de Janeiro, LTC. Rebelo, M. et al. (1997), Experiência de doença e narrativa, Rio de Janeiro, Fiocruz. Silva, L. (2004), Sócio-antropologia da saúde : sociedade, cultura e saúde-doença, Lisboa, Universidade Aberta. Varela, R. (2019), História do Serviço Nacional de Saúde em Portugal. Lisboa, Âncora Editora. |