Unidade Curricular: | Código: | ||
Políticas e Sistemas de Saúde | 1198PSSA | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | CTSP | Auxílio de Serviços de Saúde | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 65 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
OA1. Ser capaz de fazer análise comparada dos sistemas de saúde; OA2. Conhecer a literatura sobre a análise das políticas de saúde; OA3. Compreender os modelos alternativos de reforma de saúde; OA4. Analisar criticamente as políticas e as reformas em curso. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
CP1. As primeiras políticas públicas de assistência: os modelos Bismarck e Beveridge; CP2. O Estado de Welfare e a generalização do direito à saúde: o Serviço Nacional de Saúde; CP3. O modelo gestionário e as suas implicações para as políticas e sistemas de saúde; CP4. Análise comparada dos sistemas nacionais de Saúde; CP5. Análise dos principais sistemas de saúde no actual contexto (Inglaterra, França, Alemanha, etc.); CP6. Políticas e Governação em Saúde; CP7. Avaliação económica em Saúde. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Dada a natureza essencialmente teórica da matéria privilegia-se a exposição teórica com análise e discussão teórico-prática dos aspetos abordados. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
M1. A exposição dos conteúdos teóricos é feita com recurso a exemplos de forma a melhor perceber as aplicações práticas dos conceitos. Estes recursos são todos disponibilizados aos estudantes. M2. A avaliação é contínua com a realização de 2 testes: - o 1.º teste incide na avaliação dos CP1, CP2, CP3, e CP4 (com um peso de 50%); - o 2.º teste incide na avaliação dos CP5, CP6, e CP7 (com um peso de 50%). A não realização de um momento de avaliação resulta numa classificação de 0 valores. O aluno ficará aprovado à unidade curricular se a classificação final for igual ou superior a 9,5 valores, caso contrário, será remetido para a época de exame de final de semestre. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A combinação de uma metodologia expositiva com recurso a exemplos de aplicação e casos práticos, resultam numa melhor compreensão dos conceitos e ajudam os alunos a alcançarem os objetivos propostos para a Unidade Curricular (UC). | |||
Bibliografia: | |||
- Cordeiro, Silvério. 2010. Estruturas Organizacionais Emergentes de Parcerias Público-Privadas. Lisboa: Universidade Lusíada Editora. - Rocha, J. A. Oliveira. 2009. Gestão Pública e Modernização Administrativa. Reimpressão da 1ª ed. Oeiras:INA. - Rocha, J. A. Oliveira. 2010. Gestão do Processo Político e Políticas Públicas. Lisboa: Escolar Editora. - Simões, Jorge (coord.) 2010. 30 Anos de Serviço Nacional de Saúde. Coimbra: Livraria Almedina. - Healfer Economics, nº14 (2005) (Número especial sobre sistemas de saúde na Europa). - Barros, P. 2005. Economia da Saúde: Conceitos e comportamentos. Coimbra: Edições Almedina. - European Observatory on Health Systems. 2007. Health Care Systems in Transition (www.euro.who) (vários países). |