Unidade Curricular: | Código: | ||
Psicologia | 1096PSIC | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | CTSP | Auxílio de Serviços de Saúde | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 52 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Esta unidade curricular visa fornecer um quadro conceptual, interdisciplinar e global que visa o desenvolvimento de conhecimentos no domínio da psicologia. (i) Promover a aquisição, desenvolvimento e aprofundamento de conceitos e de conhecimentos na área da psicologia; (ii) Compreender a importância dos aspetos psicológicos inerentes ao comportamento humano; (v) Capacidade de comunicação interpessoal e intergrupal (iv) Desenvolver competências de comunicação oral e escrita, bem como uma atitude crítica e autocrítica. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1ª Unidade. 1. Introdução Geral ao Estudo da Psicologia: 1.1. Ciência e Comportamento; 1.2. Origem e enquadramento da Psicologia Moderna; 1.3. Fundamentos Biológicos do Comportamento 2ª Unidade. 2. Processos Psicológicos Fundamentais: 2.1. Processos Sensoriais; 2.2. Perceção; 2.3. Motivação 3ª Unidade. 3. Processos Psicológicos Complexos: 3.1. Aprendizagem; 3.2. Memória; 3.3. Linguagem e Pensamento | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Unidade 1 - Os conteúdos programáticos privilegiam o estudo do comportamento humano com vista à aquisição e ao desenvolvimento de conhecimentos na área da psicologia; Unidade 2 e 3 - Os conteúdos programáticos privilegiam a análise teórica dos fenómenos psicológicos conducente a aplicação prática desses mesmos fenómenos na análise global do comportamento humano. Desta forma, potencia-se o aprofundamento de conhecimentos na área da psicologia e salienta-se a importância dos aspetos psicológicos na análise e na compreensão do comportamento humano. São, ainda, incentivadas competências de análise crítica, bem como de comunicação oral e escrita. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização da uma prova escrita de avaliação (60%), na execução de trabalho teórico-prático, na apresentação e discussão oral desse trabalho (40%), assim como na execução de tarefas teórico-práticas em sala de aula, e na participação do aluno. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Unidade 1- Exposição teórica de conteúdos caracterizadores do domínio do estudo; Apresentação e manuseamento de bibliografia fundamental; Debate individual e em grupo de casos para distintas problemáticas que constituem os pilares da psicologia; Unidade 2 & 3 - Exposição teórica de conteúdos caracterizadores das matérias; ilustração dos conceitos teóricos mediante análise e discussão de alguns textos; Brainstorming; debates em grupo; realização de outros exercícios de aplicabilidade prática. | |||
Bibliografia: | |||
Berstein, D., & Nash, P. (2018). Essentials of psychology. Boston, MA: Houghton Mifflin. Braghirolli, E., Bisi, G., Rizzon, L., & Nicoletto, U. (2003). Psicologia Geral. S. Paulo: Editora Vozes Davidoff, L. (2000). Introdução à Psicologia. São Paulo: Makron books Gleitman, H., Fridlund, A., & Reisberg, D. (2011). Psicologia. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Machado, T. S. (2019). Psicologia Geral. Lisboa: Universidade Aberta. Pinto, A. (2001). Psicologia Geral. Lisboa: Universidade Aberta. Schultz, D., & Schultz, S. (2020). História Da Psicologia Moderna. S.Paulo: Thomson Pioneira Weiner, I. (2012). Handbook of Psychology. Florida: Wiley |