Unidade Curricular: | Código: | ||
Prevenção e Controlo de Infeção II | 1096PCI2 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | CTSP | Auxílio de Serviços de Saúde | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
? Identificar o papel das entidades e dos profissionais intervenientes na prevenção e controlo da infeção: orientações, medidas e recomendações. ? Identificar o enquadramento legal associado ao controlo da infeção. ? Identificar os conceitos de doença, infeção e doença infeciosa. ? Identificar situações de risco potenciadoras da infeção associadas aos diferentes contextos de prestação de cuidados. ? Identificar a tipologia e utilização/funcionalidade dos diferentes equipamentos de proteção individual. ? Identificar as precauções básicas a ter com a limpeza do fardamento, a vacinação e cuidados de higiene pessoal. ? Explicar que o profissional de saúde pode ser um potencial hospedeiro e/ou vetor de infeção. ? Identificar as precauções básicas a ter no transporte de utentes. ? Identificar as precauções básicas a ter no transporte de amostras biológicas. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1.Princípios da prevenção e controlo da infeção, medidas e recomendações -Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Infeção associada aos cuidados de saúde -O papel das comissões de controlo de infeção nas unidades de saúde Enquadramento legal do controlo da infeção / DGS 2.Conceitos básicos associados à infeção e situações de risco potenciadoras da infeção - Infeção Associada aos cuidados de Saúde IAC´s / contexto na prestação de cuidados no Hospital - Infeção Associada aos cuidados de Saúde adquirida na comunidade. 3. Exposição a risco biológico -Conceito de agente biológico -Prevenção na exposição ao risco biológico -Tuberculose -Hepatite A, B e C - HIV | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Dada a natureza essencialmente teórico-prática e prática da matéria privilegia-se a exposição com análise e discussão teórico-prática dos aspetos abordados, devidamente adequada ao processo de aprendizagem desta unidade curricular no curso de Auxílios de serviço de saúde. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Exposição e explicação oral dos conteúdos programáticos, com o apoio de meios audiovisuais. Apelo a uma participação ativa por parte dos alunos, através de uma metodologia interrogativa. Resolução de exercícios. A avaliação será contínua, baseando-se na realização de trabalho teórico-prático (50%), e na apresentação e discussão oral desse trabalho (50%). O aluno ficará aprovado à unidade curricular se a classificação final for igual ou superior a 9,5 valores, caso contrário, será remetido para a época de exame de final de semestre. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A metodologia de ensino centrada na informação teórico, teórico-prática e prática dos temas abordados, incluindo a utilização de recursos didáticos apropriados. Assim, a combinação de uma metodologia expositiva com recurso a exemplos e casos práticos, resultam numa melhor compreensão dos conceitos e ajudam os alunos a alcançarem os objetivos propostos para a Unidade Curricular (UC), estando assim devidamente adequada ao processo de aprendizagem da disciplina Higiene e Segurança em Instituições de Saúde no plano curricular deste CTSP. | |||
Bibliografia: | |||
https://www.dgs.pt/paginas-de-sistema/saude-de-a-a-z/programa-nacional-de-vacinacao/normas-e-orientacoes.aspx https://www.dgs.pt/programa-de-prevencao-e-controlo-de-infecoes-e-de-resistencia-aos-antimicrobianos.aspx https://www.dgs.pt/programa-nacional-de-controlo-da-infeccao/documentos/manuais-de-boas-praticas.aspx http://portal.arsnorte.min-saude.pt/portal/page/portal/ARSNorte/Documentos/Manuais/Manual_Controlo_Infecao.pdf https://www.sns.gov.pt/wp-content/uploads/2017/12/DGS_PCIRA_V8.pdf https://nocs.pt/controlo-infecao/ | |||
Docente (* Responsável): | |||
Helena Festas (hfestas@ufp.edu.pt) |