Unidade Curricular: | Código: | ||
Nutrição e Dietética | 1096NDIE | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | CTSP | Auxílio de Serviços de Saúde | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 65 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
1. Compreender os princípios e os conceitos no domínio da Nutrição. 2. Perceber a relevância da nutrição na saúde das populações. 3. Identificar os principais problemas de saúde associados à alimentação. 4. Conhecer os principais nutrientes, respetivas funções e fontes alimentares. 5. Descrever os princípios de uma alimentação saudável. 6. Reconhecer a importância da segurança alimentar na saúde das populações geriátricas. 7. Compreender os múltiplos fatores que afetam o estado nutricional (fisiológicos, sociais, económicos, ambientais). 8. Descrever alterações fisiológicas decorrentes do ciclo de vida e o seu impacto no estado nutricional. 9.Descrever orientações nutricionais para situações especificas (obstipação, obesidade, disfagia, desnutrição, úlceras de pressão, doenças neurológicas). | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Nutrientes 1.1 Macro e micronutrientes; 1.2 Funções; 1.3 Princípios da digestão, absorção e metabolismo ; 1.4 Fontes alimentares 2. Energia e metabolismo 2.1 Componentes do Gasto Energético; 2.2 Equações para estimativa do gasto energético; 2.3. Dispêndio energético e estilo de vida 3. Avaliação nutricional 3.1 Análise da ingestão de nutrientes; 3.2 Avaliação antropométrica ; 3.3 Interpretação dos dados antropométricos; 3.4 Desequilíbrios nutricionais; 3.5 Monitorização 4. Alimentação saudável 4.1 Principais erros alimentares; 4.2 Roda dos Alimentos; 4.3 Regras para uma alimentação saudável; 4.4 Culinária Saudável 5. Nutrição no ciclo de vida 5.1 Alterações fisiológicas ao longo do ciclo vital e implicações nutricionais; 5.2 Orientações nutricionais para situações especificas CP6. Higiene e segurança alimentar 6.1 Toxinfeções alimentares; 6.2 Boas práticas de Higiene e Segurança Alimentar | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos nº1 (1.1, 1.2, 1.3, 1.4) dão resposta aos objetivos de aprendizagem nº1 e nº4. Os conteúdos programáticos nº2 (2.1, 2.2, 2.3) dão resposta ao objetivo de aprendizagem nº1. Os conteúdos programáticos nº3(3.1, 3.2, 3.3, 3.4, 3.5) dão resposta aos objetivos de aprendizagem nº2, nº3 e nº7. Os conteúdos programáticos nº4 (4.1, 4.2, 4.3, 4.4) dão resposta aos objetivos de aprendizagem nº2, nº3 e nº5. Os conteúdos programáticos nº5 (5.1, 5.2) dão resposta aos objetivos de aprendizagem nº2, nº7, nº8, nº9. Os conteúdos programáticos nº6 (6.1, 6.2) dão resposta ao objetivo de aprendizagem nº6. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
M1 - As sessões teórico-práticas (TP) são baseadas no método expositivo oral (recurso a datashow), com inclusão de exemplos práticos e à realização de exercícios práticos (individuais ou em grupo). M2 – As aulas práticas (PL) serão destinadas à discussão e realização de atividades de aplicação práticas dos conteúdos lecionados. M3- As aulas poderão ser complementadas com a leitura e análise de artigos e relatórios científicos relevantes para suportar o conhecimento e as ideias discutidas em aula. M4 - Disponibilização na plataforma CANVAS dos conteúdos e referências bibliográficas relativas a cada sessão. Avaliação contínua - componente TP: um teste escrito (40%); componente PL: um teste escrito (50%) e uma apresentação oral (10%). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Todos os objetivos da unidade curricular, que correspondem aos conteúdos programáticos, serão avaliados através de avaliação contínua. A metodologia de ensino de aulas teórico-práticas e de aulas práticas permitirá ao estudante adquirir os conhecimentos e competências subjacentes aos objetivos de aprendizagem nº1 a nº9, consolidando-os na realização de exercícios de aplicação prática e nos estudos de caso. As metodologias de ensino serão complementadas com estudo individual autónomo para cada um dos objetivos de aprendizagem. | |||
Bibliografia: | |||
Bates, C. J., Benton, D., Biesalski, H. K., Staehelin, H. B., van Staveren, W., Stehle, P., Wolfram, G. (2002). Nutrition and aging: a consensus statement. J Nutr Health Aging, 6(2), 103-116. Ferry, M. & Alix, E. (2004). A Nutrição da Pessoa Idosa - Aspectos fundamentais, clínicos e psicossociais (2ª edição ed.): Lusodidacta. Insel, P. M., Turner, R. E., & Ross, D. (2007). Nutrition. Sudbury, Massachusetts: Jones and Bartlett Publishers. Mahan, L. K., & Escott- Stump, S. (2012). Krause, alimentos, nutrição & dietoterapia (13 ed.): Elsevier. McGuire, M., & Beerman, K. (2013). Nutritional Sciences: From Fundamentals to Food (Third ed.). Belmont, USA: Wadsworth Cengage Learning. |