Unidade Curricular:Código:
Nutrição e Dietética1096NDIE
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1CTSPAuxílio de Serviços de Saúde5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
1. Compreender os princípios e os conceitos no domínio da Nutrição.
2. Perceber a relevância da nutrição na saúde das populações.
3. Identificar os principais problemas de saúde associados à alimentação.
4. Conhecer os principais nutrientes, respetivas funções e fontes alimentares.
5. Descrever os princípios de uma alimentação saudável.
6. Reconhecer a importância da segurança alimentar na saúde das populações geriátricas.
7. Compreender os múltiplos fatores que afetam o estado nutricional (fisiológicos, sociais, económicos, ambientais).
8. Descrever alterações fisiológicas decorrentes do ciclo de vida e o seu impacto no estado nutricional.
9.Descrever orientações nutricionais para situações especificas (obstipação, obesidade, disfagia, desnutrição, úlceras de pressão, doenças neurológicas).
Conteúdos Programáticos:
1. Nutrientes
1.1 Macro e micronutrientes; 1.2 Funções; 1.3 Princípios da digestão, absorção e metabolismo ; 1.4 Fontes alimentares
2. Energia e metabolismo
2.1 Componentes do Gasto Energético; 2.2 Equações para estimativa do gasto energético; 2.3. Dispêndio energético e estilo de vida
3. Avaliação nutricional
3.1 Análise da ingestão de nutrientes; 3.2 Avaliação antropométrica ; 3.3 Interpretação dos dados antropométricos; 3.4 Desequilíbrios nutricionais; 3.5 Monitorização
4. Alimentação saudável
4.1 Principais erros alimentares; 4.2 Roda dos Alimentos; 4.3 Regras para uma alimentação saudável; 4.4 Culinária Saudável
5. Nutrição no ciclo de vida
5.1 Alterações fisiológicas ao longo do ciclo vital e implicações nutricionais; 5.2 Orientações nutricionais para situações especificas
CP6. Higiene e segurança alimentar
6.1 Toxinfeções alimentares; 6.2 Boas práticas de Higiene e Segurança Alimentar
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos nº1 (1.1, 1.2, 1.3, 1.4) dão resposta aos objetivos de aprendizagem nº1 e nº4.
Os conteúdos programáticos nº2 (2.1, 2.2, 2.3) dão resposta ao objetivo de aprendizagem nº1.
Os conteúdos programáticos nº3(3.1, 3.2, 3.3, 3.4, 3.5) dão resposta aos objetivos de aprendizagem nº2, nº3 e nº7.
Os conteúdos programáticos nº4 (4.1, 4.2, 4.3, 4.4) dão resposta aos objetivos de aprendizagem nº2, nº3 e nº5.
Os conteúdos programáticos nº5 (5.1, 5.2) dão resposta aos objetivos de aprendizagem nº2, nº7, nº8, nº9.
Os conteúdos programáticos nº6 (6.1, 6.2) dão resposta ao objetivo de aprendizagem nº6.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
M1 - As sessões teórico-práticas (TP) são baseadas no método expositivo oral (recurso a datashow), com inclusão de exemplos práticos e à realização de exercícios práticos (individuais ou em grupo).
M2 – As aulas práticas (PL) serão destinadas à discussão e realização de atividades de aplicação práticas dos conteúdos lecionados.
M3- As aulas poderão ser complementadas com a leitura e análise de artigos e relatórios científicos relevantes para suportar o conhecimento e as ideias discutidas em aula.
M4 - Disponibilização na plataforma CANVAS dos conteúdos e referências bibliográficas relativas a cada sessão.
Avaliação contínua - componente TP: um teste escrito (40%); componente PL: um teste escrito (50%) e uma apresentação oral (10%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Todos os objetivos da unidade curricular, que correspondem aos conteúdos programáticos, serão avaliados através de avaliação contínua. A metodologia de ensino de aulas teórico-práticas e de aulas práticas permitirá ao estudante adquirir os conhecimentos e competências subjacentes aos objetivos de aprendizagem nº1 a nº9, consolidando-os na realização de exercícios de aplicação prática e nos estudos de caso. As metodologias de ensino serão complementadas com estudo individual autónomo para cada um dos objetivos de aprendizagem.
Bibliografia:
Bates, C. J., Benton, D., Biesalski, H. K., Staehelin, H. B., van Staveren, W., Stehle, P., Wolfram, G. (2002). Nutrition and aging: a consensus statement. J Nutr Health Aging, 6(2), 103-116.
Ferry, M. & Alix, E. (2004). A Nutrição da Pessoa Idosa - Aspectos fundamentais, clínicos e psicossociais (2ª edição ed.): Lusodidacta.
Insel, P. M., Turner, R. E., & Ross, D. (2007). Nutrition. Sudbury, Massachusetts: Jones and Bartlett Publishers.
Mahan, L. K., & Escott- Stump, S. (2012). Krause, alimentos, nutrição & dietoterapia (13 ed.): Elsevier.
McGuire, M., & Beerman, K. (2013). Nutritional Sciences: From Fundamentals to Food (Third ed.). Belmont, USA: Wadsworth Cengage Learning.
Docente (* Responsável):
Ana Sofia Sousa (asofiasousa@ufp.edu.pt)