Unidade Curricular:Código:
Microbiologia e Parasitologia1096MPAR
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1CTSPAuxílio de Serviços de Saúde6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Conhecer e compreender a complexidade e a diversidade do mundo microbiano. Identificar as características gerais dos diferentes microrganismos. Conhecer as principais infeções causadas por microrganismos, a sua epidemiologia, forma de transmissão e patogenia. Desenvolver conhecimentos de Imunologia e mecanismos de resposta do organismo hospedeiro. Reconhecer a importância e aplicação da microbiologia na epidemiologia e saúde pública. Reconhecer e identificar o material e técnicas a usar na lavagem, desinfeção, descontaminação e esterilização. Pesquisar, recolher e analisar informação científica. Analisar e interpretar dados e resultados de modo individual e em equipa. Desenvolver espírito analítico, crítico e quantitativo.
Conteúdos Programáticos:
1. CONCEITOS GERAIS DE MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA 2. MICROBIOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA 3. CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS, BIOQUÍMICAS E ULTRA-ESTRUTURAIS DE PROCARIOTAS 4. MICOLOGIA GERAL 5. PARASITOLOGIA GERAL 6. VIROLOGIA GERAL 7. NOÇÕES GERAIS DE ESTERILIZAÇÃO, ANTISSEPSIA E DESINFECÇÃO.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
O conhecimento dos microrganismos, epidemiologia, forma de transmissão e de prevenção da infeção permitirá ao futuro profissional a integração numa equipa multidisciplinar em Saúde. Além disso, esses conhecimentos, aliados aos de assepsia e esterilização, permitirão a intervenção ao nível da prevenção de IACS.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Forma de execução pedagógica: Exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula, orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada. Brainstorming sobre questões pertinentes relacionadas com a matéria exposta em sala de aula. Relativamente à componente laboratorial a aprendizagem resulta da execução laboratorial dos trabalhos que reforçam a aprendizagem teórica.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As aulas serão de natureza expositiva, com apresentação e discussão de casos clínicos e situações reais. Será sempre fomentado o espírito crítico e o estudo autónomo. Para as aulas teóricas usar-se-á a apresentação de diapositivos, sendo fornecida ao aluno a bibliografia nuclear para suporte ao estudo. Nas aulas práticas o aluno aprenderá as metodologias e técnicas mais atuais para diagnóstico laboratorial das infeções e técnicas de desinfeção e esterilização.
Bibliografia:
Sousa, J.C., Cerqueira, F., Abreu, C. – Microbiologia. Protocolos laboratoriais – Edições UFP, 2012
Canas Ferreira, W., Sousa, J.C. & Lima, N. (2010). Microbiologia. Lisboa, Portugal: Lidel. Helena Barroso, António Meliço-Silvestre & Nuno Taveira (2014) Microbiologia Médica - Volume 1. Lisboa, Portugal: Lidel. Helena Barroso, António Meliço-Silvestre & Nuno Taveira (2014) Microbiologia Médica - Volume 2. Lisboa, Portugal: Lidel. Madigan, M.T., Martinko, J., Stahl & D., Clark, D. (2010). Brock Biology of Microorganisms (13th Edition). San Francisco, USA:
Benjamin Cummings. Mahon, R.C., Manuselis,G. (2010). Textbook of Diagnostic Microbiology (4th Edition). New York, USA: Elsevier Saunders.
Docente (* Responsável):
Fátima Cerqueira (fatimaf@ufp.edu.pt)