Unidade Curricular: | Código: | ||
Matemática e Estatística | 1096MEST | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | CTSP | Auxílio de Serviços de Saúde | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 52 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Compreender os principais conceitos de matemática e estatística. Resolver problemas aplicando conceitos de matemática e estatistica. Utilizar espírito crítico e reflexivo na análise dos resultados obtidos. Realizar uma adequada recolha de dados para tratamento. Organizar os dados de modo a facilitar a sua leitura, caracterização e tratamento. Aplicar os conhecimentos adquiridos na prática profissional. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. MATRIZES E OPERAÇÕES COM MATRIZES 1.1. Definição de matriz e tipos de matrizes 1.2. Operações com matrizes 2. LÓGICA E TEORIA DE CONJUNTOS 2.1. Definição e valor lógico de uma proposição 2.2. Cálculo proposicional 2.3. Tabelas de verdade 2.4. Propriedades do cálculo proposicional 2.5. Definição de condição e a sua classificação num universo 2.6. Quantificadores 2.7. Representação de conjuntos 2.8. Operações sobre conjuntos 3. SOMATÓRIOS 3.1. Definição e exemplos 3.2. Propriedades dos somatórios 4. ANÁLISE COMBINATÓRIA 4.1. Definição de factorial e operações com factoriais 4.2. Arranjos e combinações: definição, propriedades e aplicação 4.3. Binómio de Newton 5. NOÇÕES ELEMENTARES DE ESTATÍSTICA 5.1. Introdução ao estudo da estatística 5.2. Populações e amostras, unidades amostrais e variáveis 5.3. Análise de dados (univariados e bivariados) 5.4. Probabilidade e probabilidade condicional | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos apresentados cobrem as áreas de conhecimento essenciais e coerentes para o atingir dos objetivos formulados, dado que os tópicos incluídos no programa cobrem os principais aspetos do estudo que habilita o aluno a selecionar e aplicar corretamente as ferramentas matemáticas e estatísticas disponíveis para usar na prática profissional. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Recorre-se a uma metodologia expositiva, descritiva e demonstrativa, recorrendo à resolução de problemas e ao estudo orientado, de modo a introduzir os conhecimentos e as técnicas e a facilitar a compreensão e a aplicação dos métodos fundamentais no âmbito da matemática e da estatística. A avaliação desta unidade curricular realiza-se de forma contínua durante as aulas teórico-práticas, e inclui os seguintes elementos de avaliação: • Provas escritas de avaliação individual (90%); • Desempenho do aluno: assiduidade, resolução de trabalhos ou exercícios propostos extra-aulas, postura e participação ativa nas aulas e no horário de atendimento do professor (10%). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias propostas estão em coerência com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular, na medida em que estabelecem uma articulação estreita e contínua entre a introdução de conceitos teóricos, a apresentação de exemplos práticos e a resolução de problemas e exercícios. Esta abordagem permite a interpretação e aplicação prática dos conceitos e dos métodos envolvidos em matemática e estatística. | |||
Bibliografia: | |||
[1] Anton, H; Bivens, I.C.; Davis, S. Calculus: Early Transcendentals, 12th Edition, Wiley, 2021. [2] Anton, H. Elementary Linear Algebra, 12th Edition, Wiley, 2020 [3] Maroco, J. (2018). Análise Estatística com o SPSS statistics (7a edição). Lisboa. Editora ReportNumber. [4] Murteira, B., Pimenta, F., Ribeiro, C.S., Pimenta, C. and Silva, J.A., (2015). Introdução à Estatística (3ª ed.). Lisboa: Escolar Editora. |