Unidade Curricular:Código:
Matemática e Estatística1096MEST
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1CTSPAuxílio de Serviços de Saúde4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
Compreender os principais conceitos de matemática e estatística. Resolver problemas aplicando conceitos de matemática e estatistica. Utilizar espírito crítico e reflexivo na análise dos resultados obtidos. Realizar uma adequada recolha de dados para tratamento. Organizar os dados de modo a facilitar a sua leitura, caracterização e tratamento. Aplicar os conhecimentos adquiridos na prática profissional.
Conteúdos Programáticos:
1. MATRIZES E OPERAÇÕES COM MATRIZES 1.1. Definição de matriz e tipos de matrizes 1.2. Operações com matrizes
2. LÓGICA E TEORIA DE CONJUNTOS 2.1. Definição e valor lógico de uma proposição 2.2. Cálculo proposicional 2.3. Tabelas de verdade 2.4. Propriedades do cálculo proposicional 2.5. Definição de condição e a sua classificação num universo 2.6. Quantificadores 2.7. Representação de conjuntos 2.8. Operações sobre conjuntos
3. SOMATÓRIOS 3.1. Definição e exemplos 3.2. Propriedades dos somatórios
4. ANÁLISE COMBINATÓRIA 4.1. Definição de factorial e operações com factoriais 4.2. Arranjos e combinações: definição, propriedades e aplicação 4.3. Binómio de Newton
5. NOÇÕES ELEMENTARES DE ESTATÍSTICA 5.1. Introdução ao estudo da estatística 5.2. Populações e amostras, unidades amostrais e variáveis 5.3. Análise de dados (univariados e bivariados) 5.4. Probabilidade e probabilidade condicional
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos apresentados cobrem as áreas de conhecimento essenciais e coerentes para o atingir dos objetivos formulados, dado que os tópicos incluídos no programa cobrem os principais aspetos do estudo que habilita o aluno a selecionar e aplicar corretamente as ferramentas matemáticas e estatísticas disponíveis para usar na prática profissional.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Recorre-se a uma metodologia expositiva, descritiva e demonstrativa, recorrendo à resolução de problemas e ao estudo orientado, de modo a introduzir os conhecimentos e as técnicas e a facilitar a compreensão e a aplicação dos métodos fundamentais no âmbito da matemática e da estatística. A avaliação desta unidade curricular realiza-se de forma contínua durante as aulas teórico-práticas, e inclui os seguintes elementos de avaliação:
• Provas escritas de avaliação individual (90%);
• Desempenho do aluno: assiduidade, resolução de trabalhos ou exercícios propostos extra-aulas, postura e participação ativa nas aulas e no horário de atendimento do professor (10%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias propostas estão em coerência com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular, na medida em que estabelecem uma articulação estreita e contínua entre a introdução de conceitos teóricos, a apresentação de exemplos práticos e a resolução de problemas e exercícios. Esta abordagem permite a interpretação e aplicação prática dos conceitos e dos métodos envolvidos em matemática e estatística.
Bibliografia:
[1] Aguiar, P. (2007). Guia Prático de Estatística em Investigação Epidemiológica: SPSS. Lisboa: Climepsi Editores.
[2] Fonseca, J. (2001). Estatística Matemática. Vol. 1. Lisboa: Edições Sílabo.
[3] Maroco, J. e Bispo, R. (2003). Estatística Aplicada às Ciências Sociais e Humanas. Lisboa: Editora Climepsi. Maroco, J. (2014). Análise Estatística com o SPSS statistics (6a edição). Lisboa. Editora ReportNumber.
[4] Murteira, B. (1993). Análise Exploratória de Dados – Estatística Descritiva. Lisboa: McGraw-Hill.
[5] Murteira, B., Ribeiro, C. S., Silva, J. A. e Pimenta, C. (2002). Introdução à Estatística. Lisboa: McGraw Hill.
[6] Pedrosa, A. C. e Gama, S. M. A. (2004). Introdução Computacional à Probabilidade e Estatística. Porto: Porto Editora.
[7] Reis, E. (1996). Estatística Descritiva, 3a Edição. Lisboa: Edições SílaboLarson, R.; Hostetler, R.P.; Edwards, B.H. Cálculo – Volume 1, McGraw Hill, 2006.
Docente (* Responsável):
Isabel Abreu (iabreu@ufp.edu.pt)