Unidade Curricular:Código:
Introdução às Ciências da Terra e da Vida1096ICTV
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1CTSPAuxílio de Serviços de Saúde4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
Esta unidade curricular explora as estruturas básicas e os processos fundamentais da vida a nível molecular e celular. Ao nível dos conhecimentos visa proporcionar uma melhor compreensão sobre a complexidade molecular, estrutural e funcional da célula, o seu funcionamento articulado em organismos multicelulares e a importância de mecanismos de proteção endógenos para a manutenção da homeostasia celular e do organismo. Ao nível das competências visa proporcionar capacidade para: compreender e reconhecer a importância relativa da célula na saúde e na doença. Ao nível das aptidões visa proporcionar competências práticas na área da análise e validação de informação técnico-científica no domínio das ciências da terra e da vida, e desenvolvimento contínuo dos conhecimentos. Globalmente, o processo de aprendizagem confere competências para o futuro profissional reconhecer e entender o papel da célula na saúde e na doença em áreas de intervenção clínica ou de investigação.
Conteúdos Programáticos:
Modelo estrutural dos sistemas biológicos: célula e água; Estrutura e função das biomoléculas; Diferentes tipos de células; Biomembranas (composição, organização estrutural e função), Transporte transmembranar e não transmembranar; Organelos celulares (ultraestrutura, biogénese e fisiopatologia); Transformação e utilização de energia pelos seres vivos (fermentação e respiração); Replicação, transcrição e síntese proteica; Ciclo celular (mitose e meiose); Morte celular; Reprodução assexuada e reprodução sexuada (meiose, fecundação e variabilidade); Regulação nervosa e hormonal em animais (termorregulação e osmorregulação).
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A unidade curricular está dividida em várias secções: são descritos os níveis de organização biológica, de modo a permitir reconhecer que o mundo vivo se apresenta hierarquicamente estruturado; é apresentada a célula como unidade estrutural e funcional de todos os seres vivos: caracterização a nível molecular, estrutural e funcional; é feita a análise do rendimento energético das duas vias metabólicas (fermentação e respiração); é estudada a sequência de acontecimentos que caracterizam a síntese proteica e o ciclo celular; são abordados os processos de reprodução assexuada e reprodução sexuada e de regulação nervosa e hormonal em animais.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Exposição, de forma descritiva e integrada, dos conceitos, teorias e mecanismos subjacentes aos conteúdos programáticos estabelecidos no programa teórico da disciplina, e de forma articulada com a bibliografia adotada. A aprovação será certificada através da realização de três testes escritos (classificação média de, pelo menos, 10/20 valores). A não aprovação em avaliação contínua remete o aluno para a realização de exame no final do semestre.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As aulas teórico-práticas visam a aquisição do conhecimento técnico-científico geral e específico desta UC, bom nível de comunicação escrita e uma boa capacidade de relacionamento de conceitos.
Bibliografia:
1.Quintas A., Freire A.P., Halpern M.J. – Bioquímica: Organização molecular da vida/Lidel, 2008.
2. Alberts B, Johnson A, Lewis J, Morgan D, Raff M, Roberts K, Walter P. Molecular Biology of the Cell. Garland Science, 5th Edition, 2014. ISBN: 9780815344322. (existe a 4ª edição, 2002)
3. Lodish H, Berk A, Kaiser CA, Krieger M, Bretscher A, Ploegh H, Martin KC, Yaffe M. Molecular Cell Biology. WH Freeman, 9th Edition, 2021. ISBN: 9781319208523. (existe a 3ª edição, 1995, e a 4ª edição, 2000)
4. Cooper GM. The Cell, a Molecular Approach. Sinauer Associates, 8th Edition, 2018. ISBN-10:1605357073; ISBN-13:978-1605357072