Unidade Curricular:Código:
Higiene e Segurança em Instituições de Saúde1096HSIS
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1CTSPAuxílio de Serviços de Saúde5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
• Identificar as obrigações e direitos no âmbito da Higiene e Segurança no Trabalho.
• Compreender as causas e consequências dos acidentes de trabalho
• Identificar as principais fontes de risco e as respetivas medidas de prevenção.
• Identificar os riscos específicos e respetivas medidas preventivas associados a instituições de saúde.
• Reconhecer as medidas gerais de proteção de uma forma integrada e sistematizada
• Identificar os equipamentos de proteção individual.
Conteúdos Programáticos:
1. Higiene e segurança no trabalho - introdução - enquadramento legal
2. Obrigações – entidade patronal - colaboradores
3. Acidentes de trabalho - causas e consequências
4. Doenças profissionais
5. Princípios gerais da prevenção - avaliação de risco - probabilidade vs gravidade - matriz da avaliação de riscos
6. Riscos específicos e respectivas medidas preventivas - ruído - iluminação -
substâncias químicas - riscos biológicos - riscos elétricos - riscos psicossociais - riscos ergonómicos – lmert (lesões músculo-esqueléticas relacionadas com o trabalho)
7. Medidas gerais de protecção - eliminar o risco, envolver o risco e afastar o homem – implantação e organização: - lay-out - equipamentos - procedimentos - sinalização - proteção contra incêndios - plano de emergência interno – enquadramento em instituições de apoio a idosos - equipamentos de proteção individual
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Dada a natureza essencialmente teórico-prática e prática da matéria privilegia-se a exposição com análise e discussão teórico-prática dos aspetos abordados, devidamente adequada ao processo de aprendizagem desta unidade curricular no curso de Auxílios de serviço de saúde.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Exposição e explicação oral dos conteúdos programáticos, com o apoio de meios audiovisuais.
Apelo a uma participação ativa por parte dos alunos, através de uma metodologia interrogativa.
Resolução de exercícios.
A avaliação será contínua, baseando-se na realização de trabalho teórico-prático (50%), e na apresentação e discussão oral desse trabalho (50%).
O aluno ficará aprovado à unidade curricular se a classificação final for igual ou superior a 9,5 valores, caso contrário, será remetido para a época de exame de final de semestre.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A metodologia de ensino centrada na informação teórico, teórico-prática e prática dos temas abordados, incluindo a utilização de recursos didáticos apropriados. Assim, a combinação de uma metodologia expositiva com recurso a exemplos e casos práticos, resultam numa melhor compreensão dos conceitos e ajudam os alunos a alcançarem os objetivos propostos para a Unidade Curricular (UC), estando assim devidamente adequada ao processo de aprendizagem da disciplina Higiene e Segurança em Instituições de Saúde no plano curricular deste CTSP.
Bibliografia:
Comité dos Altos Responsáveis da Inspeção do Trabalho. (2012). Riscos Psicossociais no Trabalho.
Decreto-Lei n.º 182/2006, de 6 de Setembro de 2006.
Decreto-Lei n.º 330/93, de 25 de Setembro de 1993.
Decreto-Lei nº220/2008, de 14 de Junho de 2008.
http://osha.europa.eu
http://www.act.gov.pt
http://www.napofilm.net/pt
International Labour Organization and World Health Organization. (2014).
Healthwise Action Manual - Work improvement in Health Services Action Manual. Geneve.
Lei n.º 102/2009, de 10 de Setembro de 2009.
Miguel, A. Sérgio. (1998). Manual de Higiene e Segurança no Trabalho, Universidade Aberta.
Docente (* Responsável):
Helena Festas (hfestas@ufp.edu.pt)