Unidade Curricular: | Código: | ||
Estruturas e Funções do Corpo Humano | 1198EFCH | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | CTSP | Auxílio de Serviços de Saúde | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
São objetivos desta u.c. fornecer bases de compreensão do funcionamento do organismo humano, ao nível molecular, celular, tecidular, orgânico e sistémico. Identificar e explicar os componentes anatómicos dos diversos sistemas. Desenvolver capacidade de aplicar os conhecimentos na prática; Desenvolver a capacidade de gestão da informação; Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo e autonomamente. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
- Conceito de anatomia e fisiologia 2. - Planos anatómicos e posição anatómica 3. - Níveis de organização do corpo humano (células-tecidos-órgãos-sistemas) 4. - Características dos tecidos epiteliais, tecido conjuntivos, musculares e nervoso 5. – Sistema ósseo 6. Sistema articular 7. Sistema muscular 8. Sistema nervoso 9. - Sistema cardiocirculatório 10. Sistema respiratório 11. Sistema digestivo 12. Sistema urinário 13. Sistema endócrino 14. Órgãos dos sentidos | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
A construção dos conteúdos programáticos, com a abordagem dos aspetos morfológicos e funcionais do organismo humano, contando com informação teórica, teórico-prática e prática dos temas abordados, incluindo a utilização de recursos didáticos apropriados, como exposições em power-point e manipulação de modelos anatómicos, devidamente adequada ao processo de aprendizagem desta unidade curricular no curso de auxiliares de serviço de saúde. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A CT consiste em aulas expositivas, descritivas e demonstrativas dos tópicos definidos nos conteúdos programáticos. A componente PL consta de sessões de ensino em que serão observados, interpretados e manipulados modelos anatómicos adequados. O regime de avaliação é de avaliação contínua. Serão realizadas 2 avaliações escritas teóricas a CT. Na componente prática também serão realizadas 2 avaliações escritas. O aluno será declarado aprovado a cada componente se obtiver uma classificação final igual ou superior a 09,50 valores. A classificação final resulta da ponderação de 50% CT e de 50% PL. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A metodologia de ensino centrada na informação teórico, teórico-prática e prática dos temas abordados, incluindo a utilização de recursos didáticos apropriados, como vídeos e manipulação de modelos anatómicos, está devidamente adequada ao processo de aprendizagem da disciplina de Estruturas e funções do corpo Humano no plano curricular deste CTSP. | |||
Bibliografia: | |||
Seeley, R, Stephens, T. & Tate, P., 2011, Anatomia & Fisiologia, 8ª ed., Lusodidacta, Portugal. Tortora, G & Grabowski, S, Principles of Anatomy and Physiology, 7th ed. Harper Collins College Publishers USA. Guyton, A. & Hall, J., 2006, Textbook of Medical Physiology, 11th ed., Elsevier Saunders, USA . Abrahams, P., Hutchings, R. & Marks, S. (2003). Atlas colorido de anatomia humana de McMinn. São Paulo, Brasil: Manole. Cleland, J. (2006). Netter, exame clínico ortopédico: uma abordagem baseada na evidência. Fialdélfia, EUA: | |||
Docente (* Responsável): | |||
Jacinta Gomes (jacintag@ufp.edu.pt) |