Unidade Curricular: | Código: | ||
Direito da Saúde | 1096DSAU | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | CTSP | Auxílio de Serviços de Saúde | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Conhecer a legislação internacional e nacional referente ao Direito da Saúde e de Proteção da Saúde e intervir de acordo com enquadramento normativo legal em vigor. Desenvolver conhecimentos, capacidades e atitudes, na prática de profissionais em consonância com os imperativos ético-legais, da promoção e proteção dos direitos da saúde. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. O Direito: introdução 1.1. Breve caracterização do Direito Português 1.2. Os Direitos Subjetivos 2. A Saúde e o Direito 2.1. Noção de Direito da Saúde 2.2. O Sistema de Saúde Português 2.3. Fontes do Direito da Saúde 3. O Direito da Saúde e o Direito de Proteção à Saúde 3.1. A Saúde e os Direitos Humanos 3.2. A Saúde e os Direitos Fundamentais 3.3. A Saúde e os Direitos de Personalidade | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos foram definidos de modo a alcançarem e cumprirem os objetivos da unidade, estabelecidos na organização da estrutura curricular global, através da seleção de temáticas cruciais como elementos básicos para a aprendizagem. Temas concebidos de modo a abordar de forma integrada, os principais normativos legais e conceitos inerentes, que regem a área do Direito da Saúde, criando assim condições para integrar os conhecimentos, aptidões e competências com vista à boa prática profissional. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Regime de Avaliação contínua: - 2 frequências escritas, com a ponderação de 40% cada, logo ponderação total de 80%; - 1 trabalho individual de investigação, escrito e respetiva apresentação e discussão em aula, incidindo numa temática inerente aos conteúdos programáticos, com uma ponderação de 20%. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Exposição teórica de conteúdos da matéria; Exercícios práticos com o objetivo de demonstrar conhecimentos e competências para executar tarefas no âmbito da profissão relacionadas com o Direito da Saúde; Dominar a principal legislação nesta área. Revelar capacidade de comunicação oral e escrita dos conteúdos da matéria; Mostrar autonomia e conduta responsável na prática da profissão. | |||
Bibliografia: | |||
Estorninho, M. J. & Macieirinha, T. (2014). Direito da Saúde. Lisboa: Universidade Católica Editora. Pereira de Sousa, D. (2013). Noções Fundamentais de Direito. Coimbra: Coimbra Editora. Sérvulo Correia, J. M. (1991). Introdução ao Direito da Saúde. In Direito da Saúde e Bioética. Lisboa: Lex Editora. Vieira de Andrade, J. C. (2012). Os Direitos Fundamentais na Constituição Portuguesa de 1976. 5ª edição. Coimbra: Almedina. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Joaquim Ramalho (ramalho@ufp.edu.pt) |