Unidade Curricular: | Código: | ||
Desenvolvimento Pessoal | 1198DPES | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | CTSP | Auxílio de Serviços de Saúde | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Esta unidade curricular visa fornecer um quadro conceptual, interdisciplinar e global que visa o desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e competências no domínio do desenvolvimento pessoal. (i) Saber descrever, explicar os conceitos no domínio do desenvolvimento pessoal; (ii) Desenvolver a capacidade de autorreflexão e gestão emocional nas relações humanas como estratégia de formação pessoal e profissional. (iii) Saber aplicar e integrar os determinantes da interação comportamental no desenvolvimento de estratégias de desenvolvimento pessoal e profissional; (iv) Desenvolver competências para agir enquanto mediador junto dos indivíduos e dos grupos; (v) Capacidade de comunicação interpessoal e intergrupal | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1ª Unidade. 1. Conhecimento do eu e dos outros. 1.1. Desenvolvimento humano e interação social 1.2. Representação de si próprio e do mundo social. 1.3. Processo e estratégias de desenvolvimento pessoal. 2ª Unidade. 2. Relações interpessoais e inteligência emocional. 2.1. Conceptualização: definições. 2.2. Abordagem ao desenvolvimento de competências. 2.3. Inteligência emocional. 3ª Unidade. 3. Comunicação em saúde 3.1. Conceptualização: definições. 3.2. Elementos e estilos de comunicação. 3.3. Gestão de conflitos e estratégias de negociação. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Unidade 1 - Os conteúdos programáticos privilegiam os conceitos e matérias teóricas específicas dos fundamentos do desenvolvimento humano e da interação, permitindo compreender e integrar conceitos e modelos do estudo do conhecimento do eu e dos outros; Unidade 2 - Os conteúdos programáticos privilegiam as matérias teóricas do estudo das relações interpessoais e da inteligência emocional, permitindo integrar conhecimentos e capacidades para uma análise e sistematização de competências interpessoais. Unidade 3 - Os conteúdos programáticos privilegiam as matérias teóricas do estudo da comunicação e relações humanas, permitindo integrar conhecimentos e capacidades para uma análise do processo de comunicação, da gestão de conflitos e das estratégias de negociação. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização da uma prova escrita de avaliação (60%), na execução de trabalho teórico-prático, na apresentação e discussão oral desse trabalho (30%), assim como na execução de tarefas teórico-práticas (10%) em sala de aula, e na participação do aluno. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Unidade 1- Exposição teórica de conteúdos caracterizadores do domínio do estudo do desenvolvimento humano e interação social; Apresentação e manuseamento de bibliografia fundamental; Debate individual e em grupo de casos para distintas problemáticas que constituem os pilares do estudo da representação do eu e dos outros; Unidade 2- Exposição teórica de conteúdos caracterizadores das matérias teóricas relativas ao estudo das relações interpessoais e da inteligência emocional, Apresentação e discussão de casos práticos de estudo sobre interação social; Debate individual e em grupo de casos para distintas problemáticas do estudo das relações interpessoais; Unidade 3- Exposição teórica de conteúdos caracterizadores das matérias teóricas relativas ao estudo da comunicação e relações humanas; Apresentação e discussão de casos práticos de estudo sobre a comunicação; Debate individual e em grupo de casos para distintas problemáticas da gestão de conflitos e negociação; | |||
Bibliografia: | |||
Cazals-Ferré, M-P., & Rossi, P. (2007). Elementos de psicologia social. Lisboa: Porto Editora Cunha, P., & Monteiro, A. (2021). Gestão de Conflitos de Saúde. Lisboa: Pactor Morais, L. (2013). Comunicação em Saúde e Processo de Mudança. Forte da Casa: Escolar Editora Fachada, O. (2018). Psicologia das Relações Interpessoais. Lisboa: Edições Sílabo. Goleman, D. (2014). Inteligência Emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. Rio de Janeiro: Objectiva Neves, J., Garrido, M., & Simões, E. (2005). Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais: Teoria e prática. Lisboa: Edições Silabo. Seligman, M. E. (2019). Positive psychology: A personal history. Annual Review of Clinical Psychology, 15, 1–23. Sequeira; J. (2013). Desenvolvimento Pessoal. Monitor Tubbs, S., & Moss, S. (2008). Human communication: Principles and contexts. NY: McHill Watts, P. Fullard, M., & Peterson, A. (2021). Understanding Character Education. UK: McHill |