Unidade Curricular: | Código: |
Assistência ao Doente na Unidade de Saúde | 1096ADUS |
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | CTSP | Auxílio de Serviços de Saúde | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 78 |
Objectivos de Aprendizagem: |
• Promover a autonomia da pessoa doente • Assumir a responsabilidade no apoio na prestação de cuidados à pessoa doente • Capacitar para o conhecimento dos sinais de alerta • Aplicar conhecimentos de modo a prevenir as infeções associadas aos cuidados |
Conteúdos Programáticos: |
1. CONCEITO DE SAÚDE, DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO DA DOENÇA 1.1 Perceção individual de saúde: 1.2 Conceitos: Os quatro níveis de prevenção 1.3 Conhecer os sinais de alerta para situações potenciadoras de complicações 1.4 O doente na unidade de internamento: implicações e impacto no doente e família 2. APOIO NA PRESTAÇÃO DE CUIDADOS BÁSICOS À PESSOA DOENTE 2.1 Apoio nos cuidados de higiene e conforto 2.2 Apoio na alimentação e cuidados relacionados com a alimentação 2.3 Apoio na eliminação e cuidados relacionados com a eliminação 2.4 Apoio nos posicionamentos e transferência da pessoa idosa 2.5 situações particulares: a criança e o idoso 2.6 Em fim de vida |
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: |
Com a aquisição dos conhecimentos teórico-práticos e laboratoriais pretende-se que o estudante seja capaz de os transferir para o desenvolvimento de competências inicias de prestação de cuidados no auxilio ao doente. A apresentação dos conteúdos culmina com a realização de um ensino clinico para conceptualizar os cuidados inter-dependentes à pessoa nos seus diversos autocuidados e estabelecer uma relação terapêutica com a pessoa alvo dos cuidados, iniciando o desenvolvimento de competências a este nível. |
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): |
A unidade curricular desenvolve-se em horas de contacto e no tempo de trabalho autónomo do estudante. Para os objetivos pretendidos recorre-se a metodologias de ensino expositivas, interrogativas e de simulação. As aulas teórica-práricas são essencialmente expositivas e de interação, e destinadas a elucidar e aprofundar as temáticas lecionadas com auxílio de material didático adequado (modelos anatómicos, vídeos), complementado através da prática simulada. O tempo de trabalho do aluno será orientado para várias rubricas programáticas. O regime de avaliação contínua é composto por dois momentos de prova escrita (60%) e duas avaliações de práticas laboratoriais (40%). Em todos os itens aplica-se Regulamento Pedagógico da UFP. |
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: |
A metodologia de ensino centrada na informação teórico-prática e prática dos temas abordados, incluindo a utilização de recursos didáticos apropriados, como vídeos e manipulação de modelos anatómicos, permite ao estudante adquirir conceitos fundamentais de anatomia e fisiologia do organismo humano. A simulação e a apresentação de casos práticos possibilita uma adequada transferência destes conteúdos para o desenvolvimento de competências do auxiliar de saúde nos cuidados interdependentes gerais. |
Bibliografia: |
Berger, Louise; Mailloux-Poirier, D. M. (1995). Pessoas idosas: uma abordagem global. Lisboa : Lusodidata. Hockenberry, M. J., (2008). Wong - Fundamentos de Enfermagem Pediátrica. Loures: Lusodidacta Hoeman, Sirley P. (2000). Enfermagem de reabilitação: aplicação e processos. 2a ed. Lisboa: Lusociência. Neves, Eloita P. (1987). Reflexões acerca dos conceitos autocuidado e competência: poder para o autocuidado. Revista Esc. Enfermagem USP, São Paulo. Potter, P. (2005). Fundamentos de Enfermagem: conceitos e procedimentos clínicos. Trad. Ana Passos e Maria Reina, 2a ed. Loures: Lusociência. Secretaria Municipal de saúde. Manual para cuidadores informais de Idosos: guia prático. Disponível em: . Acesso em: 8 ago. 2014 |
Docente (* Responsável): |
Manuela Pontes (mpontes@ufp.edu.pt) |