Unidade Curricular:Código:
Técnicas de Análise Ambiental1055TAAB
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoAnálises Laboratoriais Especializadas (Análise Alimentar e Ambiental)3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês39
Objectivos de Aprendizagem:
O objetivo desta unidade curricular é proporcionar conhecimentos relativos às principais tecnologias disponíveis para a monitorização ambiental, e para a recuperação de ambientes contaminados.
No final desta unidade curricular os alunos deverão ter adquirido competências que lhes permitam:
• Aplicar os conhecimentos adquiridos, numa abordagem profissional dos assuntos, na resolução de problemas específicos relacionados técnicas de monitorização e remediação ambiental;
• Execução de procedimentos experimentais no âmbito da monitorização e remediação ambiental;
• Interpretação dos resultados obtidos, com o apoio de pesquisa bibliográfica
Conteúdos Programáticos:
1. Noções básicas de Ecologia
1.1 Definição de Ecologia e seus objetivos
1.2 Multidisciplinaridade e interdisciplinaridade da Ecologia.
1.3 Subdivisões e níveis de estudo da Ecologia
1.4 Níveis de organização e de integração da matéria: indivíduo, espécie, população, comunidade, ecossistema
2. Ecossistemas
2.1 Composição e estrutura geral dos ecossistemas: componente abiótica e biótica
2.2 Fatores ecológicos ou fatores limitantes
2.3 Populações
2.4. Comunidades
2.5 Estabilidade, constância, resiliência, resistência e persistência.
2.6 Caracterização dos principais tipos de ecossistemas terrestres, de água doce, salobra e salgada
2.7 Caracterização de um caso de estudo “O rio Tinto”
3. Técnicas de Monitorização Ambiental
3.1 Ecossistemas aquáticos
3.2 Análise de Sedimentos
3.3 Monitorização e modelação da Qualidade do Ar
3.4 Monitorização Ambiental na Indústria
4. Algumas Técnicas de Remediação Ambiental.
4.1. Operações Físicas.
4.2. Processos Químicos
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
O conteúdo programático prevê a abordagem de diversos tipos de técnicas de análise ambiental aplicadas quer à monitorização ambiental quer à remediação ambiental. Será feito um enquadramento inicial a estes temas, focando noções de Ecologia e Ecossistemas, para permitir aos alunos compreender melhor os assuntos a abordar mais detalhadamente nos capítulos seguintes: monitorização e remediação ambiental.
No capítulo 4, os conteúdos visam proceder à abordagem das matérias e das competências necessárias à compreensão do funcionamento de algumas etapas de um sistema de tratamento de águas, pelo conhecimento do “como funciona” e a que situações se aplica
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino-aprendizagem é expositiva, interrogativa e demonstrativa, de forma a permitir ao aluno a aquisição de conhecimentos relativos aos temas acima referidos, fomentando a sua análise crítica, compreensão sistemática e síntese de ideias.
Recorre-se ao estudo orientado de casos, de modo a permitir interpretar e aplicar corretamente os conhecimentos teóricos adquiridos a situações reais. Será dado particular enfoque à obtenção de dados experimentais aplicados aos temas em estudo, quer através de saídas de campo quer de trabalhos laboratoriais. Esses dados experimentais devem também ser adequadamente analisados e interpretados com o apoio de pesquisa bibliográfica.
Quando aplicável, serão organizados seminários temáticos com oradores externos.
A avaliação realiza-se de forma contínua durante as aulas, através da realização de trabalhos práticos/exercícios propostos para elaboração individual e/ou em grupo, e dos trabalhos de pesquisa
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino-aprendizagem desta unidade curricular foram programadas de forma a potenciar a aplicação prática dos conceitos teóricos apreendidos. Pretende-se essencialmente que os alunos sejam capazes de identificar práticas operacionais adequadas ao nível da utilização de técnicas de análise ambiental ao nível da monitorização e remediação ambiental. Desta forma, os seminários com oradores externos, e os estudos de caso analisados em aula, bem como as saídas de campo, as aulas laboratoriais são instrumentos de aprendizagem e estudo orientado que permitem ao aluno percecionar a relevância prática destes assuntos
Bibliografia:
APHA, AWWA, WEF, 1991. Standard Methods for Examination of Water and Wastewater 20ª Ed.
ARTIOLA, J. K., PEPPER, I, L. & BRUSSEAU, M. 2004. Environmental monitoring and characterization. Elsevier Academic Press
Barros, N.; Fontes, T; Silva, M.; Manso, C. 2013. How wide should be the adjacent area to an urban motorway to prevent potential health impacts from traffic emissions? . Trans. Res. Part A: Pol. & Pract. Vol. 50 (2013), pp.113–128.
• CHAPMAN D. (1992) Water quality assessment, Chapman & Hall Ed. 585 pp
CUNHA, L. V.; GONÇALVES, A. S.; FIGUEIREDO, V. A. & LINO, M. (1980) A gestão da água: princípios fundamentais e sua aplicação em Portugal. Fundação Callouste Gulbenkian. 694 pp
Dajoz, R., 2005. Princípios de Ecologia. Artmed. De Marsily, G. 1997. A Água. Istituto Piaget
Fontes, T. e Barros, N., 2012. Spatio-temporal prediction of atmospheric benzene (Part I). Env. Mon. & Ass., Vol. 184, nº2, pp 893-902. Springer (ISSN 0167-6369).
Fontes, T; Barros, N..,2012. Spatial Predic