Unidade Curricular: | Código: | ||
Técnicas de Análise Ambiental | 1055TAAB | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Análises Laboratoriais Especializadas (Análise Alimentar e Ambiental) | 3 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 39 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
O objetivo desta unidade curricular é proporcionar conhecimentos relativos às principais tecnologias disponíveis para a monitorização ambiental, e para a recuperação de ambientes contaminados. No final desta unidade curricular os alunos deverão ter adquirido competências que lhes permitam: • Aplicar os conhecimentos adquiridos, numa abordagem profissional dos assuntos, na resolução de problemas específicos relacionados técnicas de monitorização e remediação ambiental; • Execução de procedimentos experimentais no âmbito da monitorização e remediação ambiental; • Interpretação dos resultados obtidos, com o apoio de pesquisa bibliográfica | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Noções básicas de Ecologia 1.1 Definição de Ecologia e seus objetivos 1.2 Multidisciplinaridade e interdisciplinaridade da Ecologia. 1.3 Subdivisões e níveis de estudo da Ecologia 1.4 Níveis de organização e de integração da matéria: indivíduo, espécie, população, comunidade, ecossistema 2. Ecossistemas 2.1 Composição e estrutura geral dos ecossistemas: componente abiótica e biótica 2.2 Fatores ecológicos ou fatores limitantes 2.3 Populações 2.4. Comunidades 2.5 Estabilidade, constância, resiliência, resistência e persistência. 2.6 Caracterização dos principais tipos de ecossistemas terrestres, de água doce, salobra e salgada 2.7 Caracterização de um caso de estudo “O rio Tinto” 3. Técnicas de Monitorização Ambiental 3.1 Ecossistemas aquáticos 3.2 Análise de Sedimentos 3.3 Monitorização e modelação da Qualidade do Ar 3.4 Monitorização Ambiental na Indústria 4. Algumas Técnicas de Remediação Ambiental. 4.1. Operações Físicas. 4.2. Processos Químicos | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
O conteúdo programático prevê a abordagem de diversos tipos de técnicas de análise ambiental aplicadas quer à monitorização ambiental quer à remediação ambiental. Será feito um enquadramento inicial a estes temas, focando noções de Ecologia e Ecossistemas, para permitir aos alunos compreender melhor os assuntos a abordar mais detalhadamente nos capítulos seguintes: monitorização e remediação ambiental. No capítulo 4, os conteúdos visam proceder à abordagem das matérias e das competências necessárias à compreensão do funcionamento de algumas etapas de um sistema de tratamento de águas, pelo conhecimento do “como funciona” e a que situações se aplica | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino-aprendizagem é expositiva, interrogativa e demonstrativa, de forma a permitir ao aluno a aquisição de conhecimentos relativos aos temas acima referidos, fomentando a sua análise crítica, compreensão sistemática e síntese de ideias. Recorre-se ao estudo orientado de casos, de modo a permitir interpretar e aplicar corretamente os conhecimentos teóricos adquiridos a situações reais. Será dado particular enfoque à obtenção de dados experimentais aplicados aos temas em estudo, quer através de saídas de campo quer de trabalhos laboratoriais. Esses dados experimentais devem também ser adequadamente analisados e interpretados com o apoio de pesquisa bibliográfica. Quando aplicável, serão organizados seminários temáticos com oradores externos. A avaliação realiza-se de forma contínua durante as aulas, através da realização de trabalhos práticos/exercícios propostos para elaboração individual e/ou em grupo, e dos trabalhos de pesquisa | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias de ensino-aprendizagem desta unidade curricular foram programadas de forma a potenciar a aplicação prática dos conceitos teóricos apreendidos. Pretende-se essencialmente que os alunos sejam capazes de identificar práticas operacionais adequadas ao nível da utilização de técnicas de análise ambiental ao nível da monitorização e remediação ambiental. Desta forma, os seminários com oradores externos, e os estudos de caso analisados em aula, bem como as saídas de campo, as aulas laboratoriais são instrumentos de aprendizagem e estudo orientado que permitem ao aluno percecionar a relevância prática destes assuntos | |||
Bibliografia: | |||
Clarke, J. (2019). Ecology, Biodiversity and Conservation. SYRAWOOD Publishing House. https://books.google.pt/books?id=g75qxQEACAAJ Chambers, P. (2019). Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater. EDTECH. https://books.google.pt/books?id=x_3EDwAAQBAJ Hussain, C. M. (2020). The Handbook of Environmental Remediation: Classic and Modern Techniques. Royal Society of Chemistry. https://books.google.pt/books?id=ttvWDwAAQBAJ Richard Wright – Environmental Science: Toward A Sustainable Future 13th Edition, 2022 |