Unidade Curricular:Código:
Noções de Ecofisiologia1055NECO
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoAnálises Laboratoriais Especializadas (Análise Alimentar e Ambiental)3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês39
Objectivos de Aprendizagem:
Objetivos
(1)- Compreender os principais processos fisiológicos que determinam o crescimento e o desenvolvimento dos seres vivos
(2)- Compreender o efeito dos diversos fatores bióticos e abióticos nos processos fisiológicos e as estratégias que os seres desenvolvem para contrariar esses efeitos.
Competências a desenvolver
(3)- Avaliar, monitorizar e apresentar soluções técnicas para a resolução de problemas específicos;
(4)- Desenvolver a capacidade de pesquisa, iniciativa e análise;
(5)- Desenvolver a capacidade de síntese e de expressão escrita e oral
Conteúdos Programáticos:
Biodiversidade e suas componentes. Diversidade funcional. Factores que afectam o equilíbrio génico. Importância da biodiversidade e sua ocorrência. Postulados de Darwin, nicho ecológico e princípio da exclusão competitiva.
O ser vivo e o meio ambiente. Linhas gerais da variabilidade de factores ambientais em diferentes zonas da biosfera. Adaptação, aclimatização e aclimatação. Conformidade, compensação e regulação. Ecofisiologia
Variáveis físicas e químicas que restringem e afectam vários mecanismos fisiológicos. Lei dos mínimos de Liebig. Temperatura.
Organismos psicrófilos e psicrotróficos e suas estratégias adaptativas.
Formação de esporos como estratégia adaptativa.
Tratamento de águas residuais: Protozoários como indicadores da qualidade biológica das lamas activadas. Índice biótico de lamas.
Biorremediação. Pseudomonas aeruginosa KUCD1, possível candidato a processos de biorremediação. Potencial uso de OGMs em processos de biorremediação.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
O programa da UC permitirá que os alunos desenvolvam os conhecimentos e as competências previstas nos objetivos, garantindo-se a coerência entre os conteúdos programáticos. Os objetivos 1 a 3 serão cumpridos com o conteúdo programático apresentado, enquanto os objetivos 4 e 5 serão atingidos com a interligação do programa com as metodologias de ensino, nomeadamente com a realização dos trabalhos exigidos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A UC é lecionada em aulas teóricas expositivas e em aulas práticas. Nas aulas teóricas são introduzidos os conceitos fundamentais dos diferentes processos fisiológicos, estimulando-se a discussão sobre os potenciais efeitos dos fatores genéticos, culturais e ambientais no bom desempenho desses processos. Nas aulas práticas os estudantes executam trabalhos práticos, cujos procedimentos e análise dos resultados visam a consolidação dos conhecimentos adquiridos na componente teórica e a criação de um espírito científico.
A realização de 2 trabalhos, fora da sala de aula, e a respetiva apresentação, oralmente, constituem importantes ferramentas para estimular as capacidades de iniciativa, pesquisa, síntese e de transmissão de conhecimentos.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino estão em coerência com os objetivos da UC. Com efeito, a exposição do programa associada à apresentação de casos práticos, bem como a realização e apresentação de trabalhos possibilita adquirir os objetivos e competências propostas. O estímulo do processo de diálogo conduzirá à partilha de conhecimento, dúvidas e questões, de modo a beneficiar a aprendizagem dos alunos e a provocar maior motivação dos mesmos. O regime de avaliação foi concebido para medir até que ponto as competências foram desenvolvidas
Bibliografia:
Singh,JS, 2012. Biodiversity: An Overview. In Proceedings of the National Academy of Sciences, India - Section B: Biological Sciences 82(2):239-250
Bennett, A. F. 1997. Adaptation and the evolution of physiological characters, pp. 3-16. In: Handbook of Physiology, Sect. 13: Comparative Physiology. W. H. Dantzler, ed. Oxford Univ. Press, New York.
Ainsworth et al., 2016. Focus on Ecophysiology. Plant Physiology, Vol. 172, pp. 619–621,
Ecophysiology ULRICH LÜTTGE1,3 and FABIO R. SCARANO2 (received: July 26, 2003; accepted: November 27, 2003)