Unidade Curricular:Código:
Técnicas de Biologia Celular e Molecular1100TBCM
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2CTSPAnálises Laboratoriais6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
molecular e celular. Ao nível dos conhecimentos, visa fornecer as bases para a compreensão dos fenómenos biológicos, com ênfase nos níveis celular e molecular do funcionamento e evolução dos seres vivos. Ao nível das competências visa proporcionar capacidade para: (i) aprofundar o conhecimento sobre os mecanismos moleculares subjacentes aos processos celulares; (ii) proporcionar bases para a compreensão da literatura atual sobre os processos biológicos; (iii) reforçar a capacidade de comunicação científica, tanto oral como escrita, de atividades laboratoriais.
Conteúdos Programáticos:
Componente teórico-prática: Ligações químicas; Estrutura e função de moléculas inorgânicas; Estrutura e função das biomoléculas; Células procarióticas e células eucarióticas; Organelos celulares; Biomembranas; Especializações da membrana e citoesqueleto; Replicação do DNA e síntese proteica; Ciclo celular; Morte celular; Seres acelulares: vírus e priões; Métodos de estudo da célula e moléculas.
Componente prático-laboratorial: Caracterização de aminoácidos e proteínas; Isolamento de proteínas; Análise experimental da relação estrutura-função (enzimas); Testes qualitativos para identificação de hidratos de carbono; Extração de DNA; Elaboração e observação de preparações extemporâneas de tecidos vegetais e de tecidos animais; Estudo morfológico e estrutural de células procarióticas; Isolamento de organelos celulares e estudo da permeabilidade de biomembranas. Preparação e observação das diferentes fases da mitose; Electroforese; PCR.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A parte teórico-prática está dividida em várias secções: são descritos os níveis de organização biológica, de modo a permitir reconhecer que o mundo vivo se apresenta hierarquicamente estruturado; é apresentada a célula como unidade estrutural e funcional de todos os seres vivos: caracterização a nível molecular, estrutural e funcional; é estudada a sequência de acontecimentos que caracterizam a síntese proteica e o ciclo celular; são descritos a nível estrutural e funcional seres acelulares; são descritos os principais métodos de estudo das moléculas e células.
A parte prática explora a utilização da microscopia ótica na diferenciação de organismos e estruturas subcelulares; aspetos estruturais e funcionais de proteínas e hidratos de carbono; aplicação de técnicas de extração e amplificação de ácidos nucleicos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Componente teórico-prática: exposição, de forma descritiva e integrada, dos conceitos, teorias e mecanismos subjacentes aos conteúdos programáticos estabelecidos no programa teórico da disciplina, e de forma articulada com a bibliografia adotada. A aprovação será certificada através da realização de dois testes escritos (classificação média de, pelo menos, 10/20 valores; ponderação de 75% da nota final da unidade curricular). A não aprovação em avaliação contínua remete o aluno para a realização de exame no final do semestre.
Componente prático-laboratorial: utilização de metodologias de natureza experimental. A aprovação à componente prática será certificada através da realização de 2 testes. A aprovação à componente prática implica a obtenção de, pelo menos, 10/20 valores (ponderação de 25% na nota fina da unidade curricular).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Componente teórico-prática: Visa a aquisição do conhecimento técnico-científico geral e específico desta UC, bom nível de comunicação escrita e uma boa capacidade de relacionamento de conceitos. Componente prático-laboratorial: Visa melhorar a compreensão e aprofundar o conhecimento técnico-científico do aluno sobre tópicos específicos do programa, bem como melhorar a capacidade de operacionalidade, quer nos processos de organização e execução do trabalho quer do raciocínio laboratorial.
Bibliografia:
1. ALBERTS B, BRAY D, HOPKIN K, JOHNSON D, LEWIS J, RAFF M, ROBERTS K, WALTER P. Fundamentos da Biologia Celular. Artmed Editora, 3ª Edição, 2012. ISBN: 9788536306797 (existe 2ªedição de 2006)
2. SUNKEL CE, AZEVEDO C. Biologia Molecular e Celular, Lidel eds. Técnicas, 5ª Edição, 2012 ISBN: 9789727576920 (existe 4ª edição, 2010)
3. Cook, DJ. Cellular Pathology: An Introduction to Techniques and Applications, Scion Publishing Ltd., 2006. ISBN:9781904842309
4. COELHO MJ. Manual de trabalhos laboratoriais de apoio à componente prática da UC, 2021
5. MURRAY RK, GRANNER DK, RODWELL VW. Harpers’s Illustrated Biochemistry – Lange Medical Books/McGraw-Hill, 30th ed 2015 ISBN: 9780071825344 (existe a 27th ed, 2006)
Docente (* Responsável):
Maria Coelho (mcoelho@ufp.edu.pt)
Sofia Pereira (sofia@ufp.edu.pt)