Unidade Curricular:Código:
Química Geral1100QGER
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1CTSPAnálises Laboratoriais7 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês91
Objectivos de Aprendizagem:
O principal objetivo desta unidade curricular é fornecer os conceitos fundamentais da química e por esta via os conhecimentos indispensáveis à compreensão de disciplinas mais avançadas. As competências a atingir são:
O1- Conhecimento das regras básicas de segurança, do material de laboratório e sua utilização
O2- Conhecimento dos conceitos necessários para a execução de um protocolo
O3- Manipulação correta de algarismos significativos, notação científica e conversão de unidades
O4- Escrever o nome científico de um composto a partir da sua fórmula química e vice-versa
O5- Saber acertar equações
O6- Ser capaz de realizar cálculos de concentração envolvendo estequiometria
O7- Reconhecer os vários tipos de reações
O8- Compreensão de conceitos relativos a ligação química e forças intermoleculares
OA9- Identificar os tipos de soluções e os factores que afetam a solubilidade
OA10- Determinar os factores que influenciam o estado de equilíbrio e calcular o seu valor
Conteúdos Programáticos:
CP1 - Segurança em laboratório: regras gerais.
CP2- Operações laboratoriais correntes: preparação e armazenagem de soluções. Utilização de material de vidro. Medições e diluições.
CP3- Erros e algarismos significativos. Sistema internacional de unidades.
CP4- Átomos, iões e moléculas. Nomenclatura de compostos inorgânicos.
CP5- Reações químicas e equações químicas.
CP6- Reações de precipitação, de ácido-base, de oxidação redução e de complexação.
CP7- Concentração de soluções (molaridade, fração molar, percentagem em volume, percentagem em massa, molalidade).
CP8- Volumetrias ácido-base e oxidação-redução.
CP9- Ligação química: conceitos básicos.
CP10- Propriedades físicas das soluções: Tipos de soluções ;Coeficiente de solubilidade; Factores que afetam a solubilidade
CP11- Equilíbrio químico: Estado de equilíbrio. Factores que influenciam o estado de equilíbrio
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos que integram a unidade curricular (CP1-CP11) vão de encontro às necessidades que são estabelecidas nos objetivos (O1-O10). Procura-se proporcionar um balanço sólido entre os princípios teóricos e a aplicação prática das competências na área da química, focando a resolução e discussão de problemas, de forma a permitir que os alunos desenvolvam uma visão mais clara e crítica. Pretende-se ainda capacitar os alunos para o correto manuseamento de material de uso corrente em laboratório e para a execução conveniente de operações básicas.
CP1- visa atingir O1
CP2- visa atingir O1 e O2
CP3- visa atingir O2 e O3
CP4- visa atingir O4
CP5- visa atingir O5 e O7
CP6- visa atingir O5 e O7
CP7- visa atingir O6
CP8- visa atingir O5 a O7
CP9- visa atingir O8
CP10- visa atingir O9
CP11- visa atingir O10
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As metodologias a utilizar são os métodos expositivo, dedutivo e indutivo. É utilizada também a metodologia por simulação pedagógica, isto é, o processo de ensino/aprendizagem é realizado em condições próximas da realidade laboratorial.
M1- Utilização da plataforma de e-learning para armazenar material didático que será disponibilizado ao aluno.
M2- Resolução de exercícios de aplicação dos conceitos ministrados nas aulas teóricas.
M3- Realização de trabalhos experimentais que permitirão despertar o espírito crítico dos alunos e aplicar os conceitos teóricos apreendidos.
M4- Protocolos experimentais e respetivos anexos com as fichas a serem preenchidas pelos alunos após cada atividade experimental.
Avaliação
Teórica (30 %): Dois testes de avaliação sumativa (50 % cada da classificação final).
Prática Laboratorial (70 %): Dois testes (60 %) + execução dos protocolos experimentais e preenchimento das respetivas fichas (20 %) + Desempenho laboratorial (20 %).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
M1 - Utilização da plataforma de e-learning para armazenar material didático que será disponibilizado ao aluno: todos os objetivos. M2 - Resolução de exercícios de aplicação dos conceitos ministrados nas aulas teóricas: objetivos O3 a O8. M3 - Realização de trabalhos experimentais que permitirão despertar o espírito crítico dos alunos e aplicar os conceitos teóricos apreendidos: objetivos O1 a O7 e O9 a O10. M4 - Protocolos experimentais e respetivos anexos com as fichas a serem preenchidas pelos alunos após cada atividade experimental: objetivos O1 a O6, O9 e O10.
Bibliografia:
[1] Chang, R.; Overby, J. - Chemistry - 13ª Ed., McGraw-Hill, 2019.
[2] Zubrick. The organic chem lab survival manual: a student's guide to techniques, 2016, 10th ed, John Wiley & Sons.
[3] Renata, S.; Pimenta, A.; Catarino, R. - Manual Prático de Análise Química - Lusodidacta, 2018.
Docente (* Responsável):
Carla Moutinho (carlamo@ufp.edu.pt)