Unidade Curricular: | Código: | ||
Química Analítica | 1100QANA | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | CTSP | Análises Laboratoriais | 7 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 91 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
A Unidade Curricular tem como principal objetivo a aquisição dos princípios fundamentais da química analítica e a adaptação destes conhecimentos à prática laboratorial indispensável ao futuro profissional. As competências a desenvolver baseiam-se no conhecimento dos aspetos inerentes à análise química quantitativa, que irão servir para a compreensão e execução das atividades realizadas em laboratório. Os objetivos a atingir são: O1. Identificar o âmbito e a aplicação da química analítica O2. Conhecer as etapas da análise química e planear um procedimento analítico O3. Adquirir as bases teóricas inerentes a uma análise volumétrica O4. Compreender os fundamentos das volumetrias ácido-base, oxidação-redução, complexação e precipitação O5. Desenvolver competências laboratoriais para executar uma análise volumétrica e para a interpretação dos resultados obtidos O6. Transferir os conhecimentos de química analítica para a prática laboratorial em contexto real de trabalho | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Introdução à Química Analítica 2. Procedimento analítico 3. Aspetos gerais da análise volumétrica 3.1. Objetivos e terminologia 3.2. Ponto de equivalência e ponto final de uma titulação 3.3. Classificação de volumetrias 3.4. Preparação de soluções padrão 3.5. Requisitos de uma reação química usada numa titulação 3.6. Curva de titulação 4. Volumetrias de ácido-base 4.1. Reações envolvidas 4.2. Divisão da curva de titulação em regiões 4.3. Efeito da força das partículas e da concentração dos reagentes 4.4. Deteção do ponto de final 5. Volumetrias de oxidação-redução 5.1. Reações envolvidas 5.2. Curvas de titulação redox 5.3. Deteção do ponto de equivalência 6. Volumetrias de complexação 6.1. Equilíbrio em reações de complexação 6.2. Complexometria com EDTA 6.3. Indicadores metalocrómicos 7. Volumetrias de precipitação 7.1. Solubilidade e constante de produto de solubilidade 7.2. Curva de titulação 7.3. Indicadores em volumetrias de precipitação | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos (CP) da Unidade Curricular de química analítica proporcionam aos estudantes a aquisição de competências científicas, técnicas e interpessoais que permitem desenvolver a sua futura atividade profissional laboratorial nesta área de atuação. Os CP1 Introdução à Química Analítica e CP2. Procedimento analítico visam atingir os objetivos O1 e O2. Os CP 3. Aspetos gerais da análise volumétrica servem para alcançar os objetivos O3. Os CP envolvendo os diferentes tipos de volumetrias (CP4-7) foram delineados para atingir os objetivos O4-O6. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Metodologias (M): M1: Exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula. O material didático será disponibilizado na plataforma de e-learning M2: Orientação do estudo autónomo dos alunos na componente prática. Nas aulas práticas os alunos serão chamados a resolver uma série de questões de resposta objetiva e problemas numéricos. M3: Participação ativa do aluno no processo de ensino-aprendizagem através da execução de um conjunto de trabalhos laboratoriais. Avaliação: a aquisição de conhecimentos da componente teórica é validada através da realização de duas provas escritas (com um coeficiente de ponderação de 30% na nota final da disciplina). A avaliação à componente prática (com um coeficiente de ponderação de 70% na nota final da disciplina) será baseada no desempenho laboratorial, na qualidade dos relatórios entregues (60%) e em duas provas escritas (20% cada). A classificação final só será atribuída, quando ambas as componentes estiverem aprovadas. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A constante interação entre o docente e o aluno nas aulas permitirá a adequação do aluno aos objetivos propostos. Nas aulas teóricas são expostos os princípios gerais inerentes à análise química que vão desde a preparação e manipulação de soluções até às operações fundamentais para a execução de um procedimento analítico. Em seguida, estudam-se os diversos tipos de equilíbrios e a sua aplicação na análise quantitativa tradicional. Os temas abordados nas aulas teóricos serão consolidados através da resolução de exercícios de aplicação nas aulas práticas. Nas aulas laboratoriais o estudante irá familiarizar-se com a prática da análise química quantitativa executando uma série de trabalhos laboratoriais usando os métodos clássicos de análise baseados nos diferentes tipos de equilíbrio químico. As metodologias (M) definidas articulam-se com os objetivos (O) propostos: M1: Exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula – Visa atingir O1-O6. M2: Orientação do estudo autónomo dos alunos na componente práticas – Visa atingir O3-6. M3: Participação ativa do aluno no processo de ensino-aprendizagem através da execução de um conjunto de trabalhos laboratoriais – Visa atingir O5 e O6. | |||
Bibliografia: | |||
Souto, R., Pimenta, A. e Catarino, R. Manual Prático de Análise Química, Lusodidacta, 2018. ISBN: 978-9898075857. Harris, D. C. e Lucy C. A. Quantitative Chemical Analysis, 10ª ed., W. H. Freeman, 2019. ISBN: 978-1319164300. Christian, G. D., Dasgupta, P. K. e Schug, A. Analytical Chemistry, 7ª ed, Wiley, 2013. ISBN: 978-0470887578. Skoog D. A., West D. M., Holler, F. J. e Crouch S. R. Fundamentals of Analytical Chemistry, 9ª ed, Cengage Learning, 2013. ISBN: 978-0495558286. Skoog, D. A., West, D. M., Holler, F. J. e Crouch, S. R. Fundamentos de Química Analítica, Tradução da 9ª ed. norte-americana, Cengage Learning, 2014. ISBN: 978-8522116607. Postma, J. M., Roberts, J. L. e Hollenberg, J. L. Chemistry in the Laboratory, 7ª ed, W. H. Freeman, 2009. ISBN: 978-1429219549. |