Unidade Curricular: | Código: | ||
Matemática e Estatística Laboratorial II | 1100MEL2 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | CTSP | Análises Laboratoriais | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 52 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Esta unidade curricular pretende desenvolver o conhecimento de técnicas de análise estatística que são correntemente utilizados na análise de dados, em particular de resultados experimentais. Os objetivos/competências fundamentais da unidade curricular determinam que no final do semestre o aluno deverá ser capaz de: OA1: Caracterizar conjuntos de dados e fazer a sua correta interpretação; OA2: Calcular probabilidades e aplicar o conceito de probabilidade como medida de incerteza; OA3: Utilizar ferramentas de inferência estatística: intervalos de confiança e testes de hipóteses; OA4: Realizar tarefas simples, de forma autónoma, como tabular dados, calcular medidas de frequência e dominar alguns aspetos da recolha, análise e interpretação de dados de investigação. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Estatística Descritiva 1.1. Características amostrais para dados classificados 2. Correlação e Regressão 2.1. Diagrama de dispersão 2.2. Coeficiente de correlação linear 2.3. Regressão linear simples 3. Teoria elementar da probabilidade 3.1 Experiência aleatória, espaço amostral, acontecimento 3.2 Definições de probabilidade 3.3 Probabilidade condicionada e independência de acontecimentos 4. Distribuições de probabilidade 4.1 Variáveis aleatórias discretas e contínuas 4.2 Função de probabilidade e de distribuição 4.3 Valor esperado e variância 4.4 Modelos teóricos de distribuições de probabilidade (binomial e normal) 5. Estimação por intervalo de confiança 5.1. Inferência em torno do valor médio 5.2. Inferência em torno da variância 6. Ensaios de hipóteses 6.1. Procedimento envolvido em ensaios de hipóteses 6.2. Análise de erros 6.3. Testes mais comuns (valor médio e à diferença de valores médios; variância) | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
A Matemática e Estatística Laboratorial II funciona como ferramenta auxiliar nas análises laboratoriais. Os conteúdos programáticos selecionados são os de ferramentas estatísticas indispensáveis no planeamento, interpretação e conclusão de uma análise laboratorial. Os conteúdos programáticos foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem da unidade curricular. Para atingir o OA1 o discente terá que adquirir um nível satisfatório de conhecimentos dos conteúdos programáticos 1 e 2. Os OA2 e OA3 serão atingidos se o discente adquirir um nível satisfatório de conhecimentos dos conteúdos programáticos 3 a 6. O OA4 será alcançado se o aluno adquirir um nível de conhecimento satisfatório para todos os conteúdos programáticos. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Exposição e explicação oral dos conteúdos programáticos, com o apoio de meios audiovisuais. Apelo a uma participação ativa por parte dos alunos, através de uma metodologia interrogativa. Resolução de exercícios incluindo o uso do programa excel. A percentagem mínima de frequência das aulas teórico-práticas desta unidade curricular é de 50%, de acordo com o Regulamento Pedagógico em vigor na UFP. A avaliação é periódica com dois testes, ambos com uma ponderação de 50%. Os alunos que em avaliação contínua apresentem classificação final inferior a 10 valores são considerados não aprovados e têm direito a realizar um exame de fim de semestre e um exame de recurso, de toda a matéria da unidade curricular, em data a estipular pela UFP. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias de ensino-aprendizagem desta unidade curricular foram programadas de forma a potenciar os conceitos apreendidos. Deste modo, numa fase inicial, a exposição e explicação oral possibilitam a abordagem e compreensão dos conteúdos programáticos. As aulas privilegiam os métodos ativos e participativos, com vista a manter a atenção dos alunos e a desenvolver a sua capacidade crítica. A resolução de exercícios conduz a uma maior motivação dos alunos na aplicação e consolidação dos conhecimentos adquiridos. O apelo ao sentido crítico dos alunos na análise dos resultados potencia a sua capacidade de interligar os conhecimentos e interpretar adequadamente os resultados obtidos. | |||
Bibliografia: | |||
[1] Daniel, W.; Cross, C. Biostatistics: A Foundation for Analysis in the Health Sciences, 11th ed., John Wiley and Sons, 2018. [2] DAWSON, Beth e Trapp, Robert G., Bioestatística Básica e Clínica, 3ª Ed. McGraw-Hill, 2003 [3] GOUVEIA de OLIVEIRA, A., Bioestatística Descodificada. 2.ª Edição. LIDEL, 2014. ISBN 978-989-752-044-0 [4] Guimarães, R.C. e Cabral, J. A. S., Estatística, Verlag Dashofer, 2010. [5] Lapponi, J.C. Estatística usando Excel, 4ª Edição, Campus - Elsevier, 2005. ISBN 85-352-1574-3 |