Unidade Curricular: | Código: | ||
Matemática e Estatística Laboratorial I | 1100MEL1 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | CTSP | Análises Laboratoriais | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 52 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
A Matemática e Estatística Laboratorial I propõe-se introduzir e promover o conhecimento das ferramentas matemáticas básicas e das técnicas de análise estatística descritiva. Os objetivos/competências fundamentais da unidade curricular determinam que no final do semestre o aluno deverá ser capaz de: OA1 - Dominar as técnicas de cálculo algébrico, incluindo logaritmos e exponenciais; OA2 - Dominar alguns aspetos da recolha, análise e interpretação de dados de investigação; OA3 - Representar dados graficamente e calcular estatísticas. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Revisão de alguns conceitos 1.1. Álgebra de frações 1.2. Álgebra de expoentes 1.3. Álgebra de polinómios 2. Funções em R 2.1. Conceitos básicos – domínio e representação gráfica 2.2. Funções exponencial e logarítmica 2.3. Equações algébricas 3. Noções elementares de estatística 3.1. Introdução ao estudo da estatística 3.2. Populações e amostras, unidades amostrais e variáveis 4. Análise de dados univariados 4.1. Tabelas de frequências 4.2. Representações gráficas 4.3. Características amostrais para dados não classificados (medidas de localização, medidas de dispersão, assimetria e achatamento) | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
A Matemática e Estatística laboratorial I funciona como ferramenta auxiliar nas análises laboratoriais. Os conteúdos programáticos selecionados são os de ferramentas matemáticas básicas e da análise de dados base exploratória, ferramentas indispensáveis no planeamento, interpretação e conclusão de uma análise laboratorial. Os conteúdos programáticos foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem da unidade curricular. Para atingir o OA1 o discente terá que adquirir um nível satisfatório de conhecimentos dos conteúdos programáticos 1 e 2. Os OA2 e OA3 serão atingidos se o discente adquirir um nível satisfatório de conhecimentos dos conteúdos programáticos 3 e 4. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Exposição e explicação oral dos conteúdos programáticos, com o apoio de meios audiovisuais. Apelo a uma participação ativa por parte dos alunos, através de uma metodologia interrogativa. Resolução de exercícios incluindo o uso do programa excel. A percentagem mínima de frequência das aulas teórico-práticas desta unidade curricular é de 50%, de acordo com o Regulamento Pedagógico em vigor na UFP. A avaliação é periódica com dois testes, ambos com uma ponderação de 50%. Os alunos que em avaliação contínua apresentem classificação final inferior a 10 valores são considerados não aprovados e têm direito a realizar um exame de fim de semestre e um exame de recurso, de toda a matéria da unidade curricular, em data a estipular pela UFP. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias de ensino-aprendizagem desta unidade curricular foram programadas de forma a potenciar os conceitos apreendidos. Deste modo, numa fase inicial, a exposição e explicação oral possibilitam a abordagem e compreensão dos conteúdos programáticos. As aulas privilegiam os métodos ativos e participativos, com vista a manter a atenção dos alunos e a desenvolver a sua capacidade crítica. A resolução de exercícios conduz a uma maior motivação dos alunos na aplicação e consolidação dos conhecimentos adquiridos. O apelo ao sentido crítico dos alunos na análise dos resultados potencia a sua capacidade de interligar os conhecimentos e interpretar adequadamente os resultados obtidos. | |||
Bibliografia: | |||
[1] Anton, H.; Bivens, I; Davis, S. Cálculo – Volume 1, Bookman, 2014 [2] Barreira, Sérgio V. P. Matemática Aplicada às Ciências Farmacêuticas, com Excel vol. 1. ed. 1, 1 vol., ISBN: 9789725924136. Escolar Editora, 2014. [3] Daniel, W.; Cross, C. Biostatistics: A Foundation for Analysis in the Health Sciences, 11th ed., John Wiley and Sons, 2018. [4] Reis, E. Estatística Descritiva, 7ª ed., Edições Sílabo, 2009. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Isabel Abreu (iabreu@ufp.edu.pt) |