Unidade Curricular:Código:
Matemática e Estatística Laboratorial I1100MEL1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1CTSPAnálises Laboratoriais4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
A Matemática e Estatística Laboratorial I propõe-se introduzir e promover o conhecimento das ferramentas matemáticas básicas e das técnicas de análise estatística descritiva. Os objetivos/competências fundamentais da unidade curricular determinam que no final do semestre o aluno deverá ser capaz de:
OA1 - Dominar as técnicas de cálculo algébrico, incluindo logaritmos e exponenciais;
OA2 - Dominar alguns aspetos da recolha, análise e interpretação de dados de investigação;
OA3 - Representar dados graficamente e calcular estatísticas.
Conteúdos Programáticos:
1. Revisão de alguns conceitos
1.1. Álgebra de frações
1.2. Álgebra de expoentes
1.3. Álgebra de polinómios
2. Funções em R
2.1. Conceitos básicos – domínio e representação gráfica
2.2. Funções exponencial e logarítmica
2.3. Equações algébricas
3. Noções elementares de estatística
3.1. Introdução ao estudo da estatística
3.2. Populações e amostras, unidades amostrais e variáveis
4. Análise de dados univariados
4.1. Tabelas de frequências
4.2. Representações gráficas
4.3. Características amostrais para dados não classificados (medidas de localização, medidas de dispersão, assimetria e achatamento)
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A Matemática e Estatística laboratorial I funciona como ferramenta auxiliar nas análises laboratoriais. Os conteúdos programáticos selecionados são os de ferramentas matemáticas básicas e da análise de dados base exploratória, ferramentas indispensáveis no planeamento, interpretação e conclusão de uma análise laboratorial.
Os conteúdos programáticos foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem da unidade curricular. Para atingir o OA1 o discente terá que adquirir um nível satisfatório de conhecimentos dos conteúdos programáticos 1 e 2. Os OA2 e OA3 serão atingidos se o discente adquirir um nível satisfatório de conhecimentos dos conteúdos programáticos 3 e 4.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Exposição e explicação oral dos conteúdos programáticos, com o apoio de meios audiovisuais.
Apelo a uma participação ativa por parte dos alunos, através de uma metodologia interrogativa.
Resolução de exercícios incluindo o uso do programa excel.
A percentagem mínima de frequência das aulas teórico-práticas desta unidade curricular é de 50%, de acordo com o Regulamento Pedagógico em vigor na UFP.
A avaliação é periódica com dois testes, ambos com uma ponderação de 50%.
Os alunos que em avaliação contínua apresentem classificação final inferior a 10 valores são considerados não aprovados e têm direito a realizar um exame de fim de semestre e um exame de recurso, de toda a matéria da unidade curricular, em data a estipular pela UFP.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino-aprendizagem desta unidade curricular foram programadas de forma a potenciar os conceitos apreendidos. Deste modo, numa fase inicial, a exposição e explicação oral possibilitam a abordagem e compreensão dos conteúdos programáticos. As aulas privilegiam os métodos ativos e participativos, com vista a manter a atenção dos alunos e a desenvolver a sua capacidade crítica. A resolução de exercícios conduz a uma maior motivação dos alunos na aplicação e consolidação dos conhecimentos adquiridos. O apelo ao sentido crítico dos alunos na análise dos resultados potencia a sua capacidade de interligar os conhecimentos e interpretar adequadamente os resultados obtidos.
Bibliografia:
[1] Anton, H.; Bivens, I; Davis, S. Cálculo – Volume 1, Bookman, 2014
[2] Barreira, Sérgio V. P. Matemática Aplicada às Ciências Farmacêuticas, com Excel vol. 1. ed. 1, 1 vol., ISBN: 9789725924136. Escolar Editora, 2014.
[3] Daniel, W.; Cross, C. Biostatistics: A Foundation for Analysis in the Health Sciences, 11th ed., John Wiley and Sons, 2018.
[4] Reis, E. Estatística Descritiva, 7ª ed., Edições Sílabo, 2009.
Docente (* Responsável):
Isabel Abreu (iabreu@ufp.edu.pt)