Unidade Curricular:Código:
Informática Médica na Apresentação e Análise de Dados Laboratoriais1100IMDL
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2CTSPAnálises Laboratoriais3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês39
Objectivos de Aprendizagem:
Pretende-se que o aulo adquira conhecimentos informáticos que lhes permita a prática correta do programa de apoio à gestão do laboratório de analises clínicas desde a Receção: Inscrição, gestão de utentes, preços e comparticipações; Canais de comunicação entre a receção, os equipamentos, e entre as diferentes unidades do laboratório com a direção técnica, o doente , o médico, as entidades (ex. SINAVE, DGS).pretende-se também que adquira conhecimentos básicos na aplicação da informática no controlo de qualidade, no tratamento de dados laboratoriais na gestão de empresa e na investigação.
Conteúdos Programáticos:
Módulo 1: Introdução Computadores; Folha de Cálculo; Utilização de fórmulas e funções; Formatação de folhas de trabalho; Criação e formatação de gráficos; Filtros; Iniciação ao SPSS; Introdução ao programa informático; Criação de base de dados; Definição e caraterização de variáveis; Introdução dos dados do questionário; Estatística descritiva: frequências, descritivas, crosstabs.
Modulo 2: A informática no laboratório: Receção, Folhas trabalho, Triagem de produtos; Entrega de resultados; Execução técnica; Cálculos; Validação de resultados; Biopatológica. Novo conceito boletim (histórico) analítico; Gestão de fornecedores; Faturação e comparticipações diferentes entidades; Controlo de Qualidade: Registos, Estatísticas, Não conformidades. Arquivo resultados
Módulo 3: Aplicação conceitos apreendidos no Módulo 2 e sua aplicação em áreas hospitalares específicas da Patologia Clínica; Utilização básica das ferramentas informáticas no tratamento de dados em Investigação: Excel e SPSS
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos lecionados repartidos por 3 módulos (informatica Básica, Gestão informática num laboratório e Tratamento de dados) estão totalmente de acordo com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular. A carga horária de cada um dos conteúdos (TP e P) está também adequada à aquisição dos conhecimentos e competências pelos estudantes.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Expositiva, interrogativa e demonstrativa. Recorre-se ao estudo orientado de casos, de modo a permitir interpretar e aplicar corretamente os conhecimentos teórico Práticos a situações reais. A avaliação desta unidade curricular realiza-se de forma contínua durante as aulas teórico-práticas e Práticas, através da realização de trabalhos de aplicação prática individual e/ou em grupo.
Sistema de avaliação: A nota final (NF) é obtida pela seguinte fórmula:
NF = 0,7 x A + 0,20 x B + 0,1 x C.
Em que: A – Média dos testes escritos; B – Média dos trabalhos realizados (Relatórios trabalhos laboratoriais); C – Desempenho (assiduidade/pontualidade/realização das tarefas propostas).
- Os resultados de aprendizagem dos módulos I, II e III são avaliados pelas componentes A, B, C.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino (exposição teórica, debate e orientação do estudo autónomo e trabalho Prático) estão totalmente de acordo com os objetivos da unidade curricular. A carga horária de cada um dos conteúdos está, igualmente, adequada à aquisição dos conhecimentos e competências pelos estudantes. A componente laboratorial reforça os conhecimentos e reforça a aquisição de competências.
Bibliografia:
+++
Docente (* Responsável):
Carlos Palmeira (carlosp@ufp.edu.pt)
Mary Duro (mduro@ufp.edu.pt)
Paulo Rurato (prurato@ufp.edu.pt)