Unidade Curricular:Código:
Boas Práticas Laboratoriais1100BPLB
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1CTSPAnálises Laboratoriais3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês39
Objectivos de Aprendizagem:
A unidade curricular de Boas Práticas Laboratoriais (BPL) tem como principais objetivos:
• Adquirir conhecimento sobre BPL
• Compreender as consequências da exposição a substâncias químicas e medidas de prevenção associadas • Identificar as consequências da exposição a agentes biológicos e medidas de prevenção associadas
• Sensibilizar os alunos para um conjunto de regras básicas de segurança em laboratórios
• Abordar a gestão de resíduos produzidos no laboratório
Conteúdos Programáticos:
1. Introdução às boas práticas laboratoriais
1.1.Legislação, regulamentos e normas
1.2. Instalações e Equipamentos
2. Procedimentos
2.1.Protocolos
2.2 Procedimentos operacionais
2.3 Relatórios
3. Substâncias Químicas
3.1. Classificação
3.2. Consequências da exposição
3.3. Rotulagem
3.4. Pictogramas
3.5. Fichas de dados de segurança
4. Material biológico
4.1. Classificação
4.2. Consequências da exposição
5. Regras básicas de segurança
6. Gestão de residuos
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Todos os conteúdos abordados permitem ao aluno sensibilizar-se com o tipo de trabalho realizado em diversos laboratórios e os vários equipamentos e materiais existentes; tomar consciência dos perigos que possam advir de diversas situações; saber o que fazer em caso de acidente. Os alunos são sensibilizados quanto à gestão de resíduos e quanto às boas práticas ambientais no descarte desses mesmos resíduos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Nas aulas de cariz Teórico-Prático, faz-se uma exposição teórica dos vários conteúdos, permitindo, no entanto uma interação frequente docente/aluno. Nas aulas Prático-laboratoriais, far-se-á um complemento das aulas TP, no sentido de pôr em prática alguns conhecimentos, nomeadamente no que se refere à verificação das normas e realização de checklists. Os alunos têm a oportunidade de fazer uma visita guiada a vários laboratórios do Campus.
A avaliação a esta UC (TP e PL) é feita por avaliação contínua, com o recurso a quizzes durante as aulas (60%) e um trabalho de grupo final (40%). A nota mínima para aprovação da componente TP é de 9,5 valores, abaixo da qual os alunos serão remetidos para exame. A cima de 9,5 valores, o aluno será aprovado à componente PL. A nota final da UC corresponde à média ponderada de 65%TP+35%PL
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Durante a aulas expositivas são dados vários exemplos de situações reias e atuais acerca dos vários assuntos, nos quais os próprios alunos podem também intervir. Os alunos são encorajados a falar sobre as suas experiências nos assuntos que se justifiquem. Ao poderem visitar alguns laboratórios do Campus, os alunos têm a oportunidade de verificar na prática, alguns dos conceitos expostos.
Bibliografia:
OECD Principles of Good Laboratory Practice and Compliance Monitoring (ENV/MC/CHEM (98) 17);
OECD, Chemicals Group and Management Committee (1998)
Miguel, Alberto Sérgio S. R. (2014). Manual de Higiene e Segurança do Trabalho. Porto. Porto Editora
Revised Guides for Compliance Monitoring Procedures for Good Laboratory Practice
(OCDE/GD (95) 66), Environment Monograph nº110; OECD (1995)
Docente (* Responsável):
Alzira Dinis (madinis@ufp.edu.pt)