Unidade Curricular:Código:
Acreditação e Certificação de Laboratórios1100ACLB
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2CTSPAnálises Laboratoriais3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês39
Objectivos de Aprendizagem:
O objetivo da unidade curricular é fornecer os conhecimentos para implementação de um sistema de gestão da qualidade de acordo com as normas 9001/2015 e NP EN ISO/IEC 17025:2005 especialmente no que diz respeito à validação dos métodos de ensaio.
Conteúdos Programáticos:
1. Introdução à acreditação de laboratórios
1.1. Objetivos
1.2. Vantagens e obstáculos
1.3. Sistemas de Qualidade
2. Requisitos técnicos da Norma ISO 9001/2015
2.1 Responsabilidades de um gabinete de gestão da qualidade
2.2 Manual de qualidade e instruções de trabalho e procedimentos
2.3 Analise SWOT
3. Requisitos técnicos da Norma ISO 17025/2018
3.1 Acreditação de laboratórios de ensaio
3.2 Acreditação de laboratórios de calibração
3.3 Acreditação de laboratórios clínicos (ISO 15189)
4. Métodos de ensaio do laboratório
4.1. Procedimentos de ensaio
4.2. Erros mais frequentes nos ensaios
4.3. Ensaios de comparação inter-laboratoriais
5. Validação de métodos de ensaio
5.1. Método normalizado e método interno
5.2. Gama de trabalho
5.3. Limiares analíticos dos métodos
5.4. Precisão e Exatidão
5.5. Repetibilidade e Reprodutibilidade
5.6. Robustez de método
5.7. Cálculo de incertezas
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Através da lecionação conteúdos programáticos previstos, o aluno deverá ser capaz de reconhecer e aplicar, quando necessário, os referenciais normativos
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As aulas são de cariz Teorico-Prático, nas quais se faz uma exposição teórica dos vários conteúdos, permitindo, no entanto uma interação frequente docente/aluno. Os alunos terão oportunidade de fazer uma visita a um ou vários laboratórios do campus.
A avaliação a esta UC é feita com o recurso a quizzes durante as aulas. A nota mínima para a provação é de 9,5 valores; abaixo da qual os alunos serão remetidos para exame.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Durante as aulas expositivas são dados vários exemplos de situações reias e atuais acerca dos vários assuntos, nos quais os próprios alunos podem também intervir. Os alunos são encorajados a falar sobre as suas experiências nos assuntos que se justifiquem. Ao poderem visitar alguns laboratórios do Campus, os alunos têm a oportunidade de verificar na prática, alguns dos conceitos expostos.
Bibliografia:
ISO 9001: 2015 e NP EN ISO/IEC 17025:2017.
Procedimentos para Acreditação laboratórios-Guia 2019.
Apcer Guia ISO 9001_2015.
Despacho 10009_2019-Aprova manual boas práticas.
Guia aplicação da 17025_2018-Acred.lab ensaio e calibração.
GuiaAplicacao15189_2017-Acreditação Laboratórios Clínicos
Requisitos gerais de competência para laboratórios de ensaio e calibração. IPQ. 2005 Guia 3
- Validação de Resultados em Laboratórios Químicos. Relacre. 1990 Guia 6
- Acreditação de laboratórios de ensaio microbiológico. Relacre 2007 Guia 7
- Ensaios Inter laboratoriais em Química. Relacre.1996 Guia 13
- Validação de métodos Internos de ensaio em análise química. 2000
Docente (* Responsável):
Cristina Almeida (calmeida@ufp.edu.pt)
José Cabeda (jcabeda@ufp.edu.pt)