Unidade Curricular:Código:
Metrologia Laboratorial1021MLAB
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoAnálises Laboratoriais Especializadas (Análise Alimentar e Ambiental)6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Ser capaz de conhecer e aplicar a linguagem Metrológica. Ser capaz de conhecer e aplicar os conceitos da Metrologia nas diferentes áreas laboratoriais.
Conteúdos Programáticos:
1. Definição de Metrologia e controlo metrológico. História da Metrologia. Papel do Instituto Português da Qualidade (IPQ) e do Bureau International des Poids et Mesures (BIPM) no controlo metrológico. Regras para escrita dos nomes e símbolos das unidades e para expressão de valores e quantidades do Sistema Internacional (SI). Consulta do Vocabulário Internacional de Metrologia (VIM). A importância da Metrologia no sistema da qualidade da Organização Internacional de Normalização (ISO).
2. Medição e incerteza na medição. Natureza dos erros que podem afetar as medições. Resultados experimentais - medições, erros e algarismos significativos.
3. Avaliação da incerteza padrão e da incerteza expandida.
4. Metrologia laboratorial e análise estatística de resultados com SPSS. Variável aleatória (população e amostra). Definição das variáveis e sua introdução no SPSS.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Fornecer conceitos teóricos sobre a implementação da linguagem e das exigências da Metrologia nos laboratórios. Numa primeira fase, e em sala de aula será ministrado aos alunos conhecimentos teóricos sobre os paradigmas em que assentam os procedimentos de medição/calibração e ensaio.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Metodologia expositiva. Nas aulas teóricas procede-se à exposição dos conceitos teóricos relevantes e orientação do estudo autónomo. A matéria constante em cada capítulo é alvo de estudo detalhado através de uma série de exercícios de aplicação propostos aos alunos para resolução sob orientação tutorial. A aquisição de conhecimentos é validada através da realização de uma prova escrita (com um coeficiente de ponderação de 60% na nota final).
Na componente prática laboratorial são realizados vários trabalhos cuja execução permite aplicar e demonstrar alguns dos conhecimentos que foram alvo de estudo. A avaliação (com um coeficiente de ponderação de 40% na nota final) será baseada no desempenho dos alunos e na qualidade das fichas de resultados entregues.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Ao conhecer a linguagem Metrológica o aluno passa a ser capaz de saber fazer, implementar ou ser mais rigoroso no seu conhecimento no que concerne à Metrologia, já que este é um requisito básico de qualquer organismo que funcione em conformidade com as Normas ISO 9001:2008/2015.
Bibliografia:
IPQ/INMETRO, 2012, Vocabulário Internacional de Metrologia (VIM 2012).
BIPM, 2008, Guia para a Expressão de Incerteza de Medição (JCGM 100:2008).
IPQ, 2015, Norma Portuguesa Sistemas de Gestão da Qualidade Requisitos (ISO 9001:2015).
Christian, G. D. (2014) Analytical Chemistry. 7ª ed., John Wiley & Sons.
Harris, D. C. (2015) Quantitative Chemical Analysis. 9ª ed., W. H. Freeman and Company.
Instituto Português da Qualidade (2015) Metrologia na Saúde - Guia de Boas Práticas. Disponível em: http://www1.ipq.pt/PT/IPQ/Publicacoes/PublicacoesDownload/Documents/Guia%20de%20Boas%20Praticas_MetSaude.pdf
Almacinha, J. A. (2016) Introdução à Metrologia Dimensional, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/320288427_Introducao_a_Metrologia_Dimensional-