Unidade Curricular:Código:
Promoção da Literacia em Crianças e Adolescentes com Necessidades Especiais1095PLCA
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2CTSPApoio a Crianças e Adolescentes com Necessidades Especiais4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
1. Compreender os fundamentos para a aprendizagem da linguagem escrita e a literacia.
2. Conhecer os processos envolvidos na produção e compreensão da linguagem falada e escrita
3. Conhecer as competências, estratégias e atividades facilitadoras da aprendizagem da leitura e escrita
Conteúdos Programáticos:
1. Fala, linguagem e conhecimento linguístico.
2. Relação entre a oralidade e a escrita
3. Literacia emergente e percursores da leitura e escrita
4. Diferentes abordagens no ensino da leitura e da escrita
5. Perturbações da Leitura e da Escrita
6. Estratégias e Atividades promotoras da literacia
7. Seleção de livros e contos adequados às características da criança/adolescentes
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
No decurso das horas de contacto são privilegiadas as metodologias de ensino expositiva, participativa e ativa. É feita a apresentação de CP com recurso a projeções, explicações no quadro, exemplificações, observação de casos em vídeo. É também proposta a resolução de problemas em pequenos grupos, assim como sessões de “brainstorming” sobre tópicos e questões a serem investigados pelos alunos mediante orientação da pesquisa realizada.
As horas de não-contacto são dedicadas ao trabalho autónomo do aluno.
O regime de avaliação da UC pode ser contínuo ou por exame final (épocas de fim de semestre, recurso e especial). Na avaliação contínua:
participação ativa e assertiva nas horas de contacto (20%),
2 prova escrita (50%),
trabalho individual (30%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
.
Bibliografia:
.
Docente (* Responsável):
Vânia Peixoto (vpeixoto@ufp.edu.pt)