Unidade Curricular: | Código: | ||
Promoção da Literacia em Crianças e Adolescentes com Necessidades Especiais | 1095PLCA | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | CTSP | Apoio a Crianças e Adolescentes com Necessidades Especiais | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 52 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
1. Compreender os fundamentos para a aprendizagem da linguagem escrita e a literacia. 2. Conhecer os processos envolvidos na produção e compreensão da linguagem falada e escrita 3. Conhecer as competências, estratégias e atividades facilitadoras da aprendizagem da leitura e escrita | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Fala, linguagem e conhecimento linguístico. 2. Relação entre a oralidade e a escrita 3. Literacia emergente e percursores da leitura e escrita 4. Diferentes abordagens no ensino da leitura e da escrita 5. Perturbações da Leitura e da Escrita 6. Estratégias e Atividades promotoras da literacia 7. Seleção de livros e contos adequados às características da criança/adolescentes | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
No decurso das horas de contacto são privilegiadas as metodologias de ensino expositiva, participativa e ativa. É feita a apresentação de CP com recurso a projeções, explicações no quadro, exemplificações, observação de casos em vídeo. É também proposta a resolução de problemas em pequenos grupos, assim como sessões de “brainstorming” sobre tópicos e questões a serem investigados pelos alunos mediante orientação da pesquisa realizada. As horas de não-contacto são dedicadas ao trabalho autónomo do aluno. O regime de avaliação da UC pode ser contínuo ou por exame final (épocas de fim de semestre, recurso e especial). Na avaliação contínua: participação ativa e assertiva nas horas de contacto (20%), 2 prova escrita (50%), trabalho individual (30%) | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
. | |||
Bibliografia: | |||
. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Vânia Peixoto (vpeixoto@ufp.edu.pt) |