Unidade Curricular: | Código: | ||
Psicologia Geral e do Desenvolvimento | 1199PGD | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | CTSP | Apoio a Crianças e Adolescentes com Necessidades Especiais | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 65 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
1. Demonstrar conhecimento dos conceitos e perspectivas teóricas históricas da psicologia. 2. Demonstrar conhecimento das principais teorias epistemológicas. 3. Descrever os principais marcos de fundação da psicologia como ciência. 4. Demonstrar conhecimento dos principais modelos de compreensão dos processos de desenvolvimento humano. 5. Compreender os padrões de funcionamento psicológico em cada etapa do desenvolvimento. 6. Adquirir competências básicas de observação do desenvolvimento. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1.Introdução:breve visão geral da história da psicologia 2.Epistemologia:estrutura e desenvolvimento da ciência de acordo com as principais teorias epistemológicas;critérios de demarcação da ciência 3.Estabelecimento da psicologia como disciplina autónoma e evolução do saber psicológico em diferentes países;descrição das áreas clássicas da Psicologia;descrição das principais correntes teóricas 4.Definição do objeto e perspetivas conceptuais de abordagem em psicologia do desenvolvimento:correntes maturacionista,ambientalista,epigenética e evolucionária 5.Desenvolvimento percetivo e motor,cognitivo e socioemocional na criança:conceitos-chave;abordagens teóricas. 6.O processo de observação do desenvolvimento;estratégias e planeamento de situações de observação do desenvolvimento;aplicação dos conceitos e estratégias a situações concretas de observação;integração dos conceitos e estratégias de observação do desenvolvimento da criança. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
1. Demonstrar conhecimento dos conceitos e perspectivas teóricas históricas da psicologia – ponto 1 2. Demonstrar conhecimento das principais teorias epistemológicas – ponto 2 3. Descrever os principais marcos de fundação da psicologia como ciência - ponto 3 4. Demonstrar conhecimento dos principais modelos de compreensão dos processos de desenvolvimento humano - ponto 4 5. Compreender os padrões de funcionamento psicológico em cada etapa do desenvolvimento - ponto 5 6. Adquirir competências básicas de observação do desenvolvimento - ponto 6. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
No decurso das horas de contacto são privilegiadas as metodologias de ensino expositiva, demonstrativa e participativa: - apresentação dos temas nas aulas, solicitando a intervenção dos alunos através de questões; - indicação prévia de bibliografia e sua discussão, estimulando a articulação com conhecimentos e experiências anteriores dos alunos; - treino de competências ao nível da pesquisa bibliográfica; - apresentação oral e escrita por parte dos alunos (seguida de clarificações sempre que necessário; cf. TPC); As horas de não-contacto são dedicadas ao trabalho autónomo do aluno. A avaliação contínua: prova teórica escrita (50% da nota final) e práticas específicas – apresentação e discussão de um tema em aula (50% da nota final). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
1. Demonstrar conhecimento dos conceitos e perspectivas teóricas históricas da psicologia – metodologias de ensino expositiva e participativa 2. Demonstrar conhecimento das principais teorias epistemológicas - metodologias de ensino expositiva e participativa 3. Descrever os principais marcos de fundação da psicologia como ciência - metodologias de ensino expositiva e participativa 4. Demonstrar conhecimento dos principais modelos de compreensão dos processos de desenvolvimento humano - metodologias de ensino expositiva e participativa 5. Compreender os padrões de funcionamento psicológico em cada etapa do desenvolvimento - metodologias de ensino expositiva e participativa 6. Adquirir competências básicas de observação do desenvolvimento - metodologias de ensino expositiva, demonstrativa e participativa. | |||
Bibliografia: | |||
Braunstein, J.-F. (2003). História da psicologia. Instituto Piaget. Brough, P. (2019). Advanced research methods for applied psychology: Design, analysis and reporting. Routledge. Carr, A. (2014). Manual de psicologia clínica da criança e do adolescente: Uma abordagem contextual. Psiquilíbrios. DeHart, G. B., Sroufe, L. A., & Cooper, R. G. (2004). Child development: Its nature and course. McGraw-Hill. Fonseca, A. C. (2010). Crianças e adolescentes: Uma abordagem multidisciplinar. Almedina. Gonçalves, M. M., Simões, M. R., & Almeida, L. S. (2017). Psicologia clínica e da saúde: Instrumentos de avaliação. PACTOR. Macedo , A. F., Pereira, A. T., & Madeira, N. (Coords.). (2018). Psicologia na medicina. Lidel. Papalia, D. E., Olds, S. W., & Feldman, R. D. (2007). O mundo da criança. McGraw-Hill. Turner-Cobb, J. (2014). Child health psychology: A biopsychosocial perspective. Sage. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Susana Marinho (smarinho@ufp.edu.pt) |