Unidade Curricular: | Código: | ||
Intervenção Precoce | 1095IPRC | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | CTSP | Apoio a Crianças e Adolescentes com Necessidades Especiais | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 52 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
O1. Compreender e refletir acerca da importância da compreensão do desenvolvimento humano e identificar as principais etapas/fatores facilitadores/fragilidades inerentes ao mesmo O2. Fundamentar o percurso histórico da IP, de acordo com as teorias explicativas do desenvolvimento humano e os avanços da investigação O3. Conhecer, de um modo global, a realidade portuguesa a este nível O4. Enquadrar a abordagem centrada na família O5. Identificar competências para o desenvolvimento de um trabalho em equipa (com a família) no âmbito da IP, com conhecimento do papel dos vários intervenientes O6. Conhecer instrumentos facilitadores na implementação desta abordagem 07. Descrever e aplicar atividades para a promoção do desenvolvimento e bem-estar da criança. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
CP1 A complexidade e a natureza do Desenvolvimento Humano 1.1. Bases Neurobiológicas e importância da neuroplasticidade 1.2. Diversidade ambiental e multiculturalidade CP2 Intervenção Precoce 2.1 Contributos teóricos de referência 2.1.1 Modelo Transacional (Sameroff & Chandler,1975) 2.1.2 Modelo de Ecologia de Desenvolvimento Humano (Bronfenbrenner,1979) 2.2 Percurso histórico e realidade portuguesa 2.3 Princípios orientadores das práticas CP3 Abordagem Centrada na Família 3.1 Percurso histórico e fundamentos 3.2 Clarificação e definição do conceito 3.3 Princípios e práticas 3.4 Contraste com outro tipo de abordagens CP4 Trabalho em Equipa CP5 Análise e exploração de instrumentos 5.1 Ecomapa 5.2 Entrevista Baseada nas Rotinas 5.3 Plano Individualizado de Apoio às Famílias (PIAF)/Plano Individual de Intervenção Precoce (PIIP) CP6 O papel dos profissionais de IP CP7 Atividades para a promoção do desenvolvimento e bem-estar da criança | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
O Conteúdo Programático 1 está associado ao objetivo 1, 2 O Conteúdo Programático 2 está associado ao objetivo 2, 3 O Conteúdo Programático 3 está associado ao objetivo 4 O Conteúdo Programático 4 está associado ao objetivo 5 O Conteúdo Programático 5 está associado ao objetivo 6 O Conteúdo Programático 6 está associado ao objetivo 5 O Conteúdo Programático 7 está associado ao objetivo 7 | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
a) Expositivo; b) Colaborativo; c) Elaboração de trabalhos; d) Discussão em pequeno e grande grupo; e) Aprendizagem auto-dirigida Avaliação distribuída: - Avaliação por trabalho individual (30%) - Avaliação por participação e envolvimento ao longo das aulas (10%); - Avaliação por teste escrito sumativo (60%) Avaliação em época de exame: - Prova escrita. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As aulas teórico-práticas, caracterizadas por metodologias expositivas mas também pelo desenvolvimento de dinâmicas de caráter mais participativo e prático, facilitam o relacionamento de conceitos e reforçam a aplicabilidade dos conhecimentos, nomeadamente ao nível da identificação de situações e intervenção, promovendo o desenvolvimento de competências relacionadas com a construção de um raciocínio adequado e estruturado, com ligação à prática profissional. Deste modo, considera-se que as metodologias de ensino adotadas para esta unidade curricular são coerentes com os objetivos definidos para a mesma. | |||
Bibliografia: | |||
McWilliam, R. A. (2012). Trabalhar com as Famílias de Crianças com Necessidades Especiais. Porto: Porto Editora. Carl J. Dunst & Carol M. Trivette (2009) Capacity-Building FamilySystems Intervention Practices, Journal of Family Social Work, 12:2, 119-143 Friedman, M., Woods, J., & Salisbury, C. (2012). Caregiver coaching strategies for early intervention providers: Moving toward operational definitions. Infants & Young Children, 25(1), 62-82. Owens JR, R.E. (2018). Early language intervention for infants, toddlers and preschoolers. New York: Pearson. - ISBN 978-0-13-461890-6. Woods, J. J., Wilcox, M. J., Friedman, M., & Murch, T. (2011). Collaborative consultation in natural environments: Strategies to enhance family-centered supports and services. Language, Speech, and Hearing Services in Schools, 42(3), 379-392. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Fátima Maia (fmaia@ufp.edu.pt) Inês Cadório (inescadorio@ufp.edu.pt) |