Unidade Curricular:Código:
Intervenção Precoce1095IPRC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2CTSPApoio a Crianças e Adolescentes com Necessidades Especiais4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
O1. Compreender e refletir acerca da importância da compreensão do desenvolvimento humano e identificar as principais etapas/fatores facilitadores/fragilidades inerentes ao mesmo
O2. Fundamentar o percurso histórico da IP, de acordo com as teorias explicativas do desenvolvimento humano e os avanços da investigação
O3. Conhecer, de um modo global, a realidade portuguesa a este nível
O4. Enquadrar a abordagem centrada na família
O5. Identificar competências para o desenvolvimento de um trabalho em equipa (com a família) no âmbito da IP, com conhecimento do papel dos vários intervenientes
O6. Conhecer instrumentos facilitadores na implementação desta abordagem
07. Descrever e aplicar atividades para a promoção do desenvolvimento e bem-estar da criança.
Conteúdos Programáticos:
CP1 A complexidade e a natureza do Desenvolvimento Humano
1.1. Bases Neurobiológicas e importância da neuroplasticidade
1.2. Diversidade ambiental e multiculturalidade
CP2 Intervenção Precoce
2.1 Contributos teóricos de referência
2.1.1 Modelo Transacional (Sameroff & Chandler,1975)
2.1.2 Modelo de Ecologia de Desenvolvimento Humano (Bronfenbrenner,1979)
2.2 Percurso histórico e realidade portuguesa
2.3 Princípios orientadores das práticas
CP3 Abordagem Centrada na Família
3.1 Percurso histórico e fundamentos
3.2 Clarificação e definição do conceito
3.3 Princípios e práticas
3.4 Contraste com outro tipo de abordagens
CP4 Trabalho em Equipa
CP5 Análise e exploração de instrumentos
5.1 Ecomapa
5.2 Entrevista Baseada nas Rotinas
5.3 Plano Individualizado de Apoio às Famílias (PIAF)/Plano Individual de Intervenção Precoce (PIIP)
CP6 O papel dos profissionais de IP
CP7 Atividades para a promoção do desenvolvimento e bem-estar da criança
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
O Conteúdo Programático 1 está associado ao objetivo 1, 2
O Conteúdo Programático 2 está associado ao objetivo 2, 3
O Conteúdo Programático 3 está associado ao objetivo 4
O Conteúdo Programático 4 está associado ao objetivo 5
O Conteúdo Programático 5 está associado ao objetivo 6
O Conteúdo Programático 6 está associado ao objetivo 5
O Conteúdo Programático 7 está associado ao objetivo 7
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
a) Expositivo;
b) Colaborativo;
c) Elaboração de trabalhos;
d) Discussão em pequeno e grande grupo;
e) Aprendizagem auto-dirigida
Avaliação distribuída:
- Avaliação por trabalho individual (30%)
- Avaliação por participação e envolvimento ao longo das aulas (10%);
- Avaliação por teste escrito sumativo (60%)
Avaliação em época de exame:
- Prova escrita.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As aulas teórico-práticas, caracterizadas por metodologias expositivas mas também pelo desenvolvimento de dinâmicas de caráter mais participativo e prático, facilitam o relacionamento de conceitos e reforçam a aplicabilidade dos conhecimentos, nomeadamente ao nível da identificação de situações e intervenção, promovendo o desenvolvimento de competências relacionadas com a construção de um raciocínio adequado e estruturado, com ligação à prática profissional. Deste modo, considera-se que as metodologias de ensino adotadas para esta unidade curricular são coerentes com os objetivos definidos para a mesma.
Bibliografia:
McWilliam, R. A. (2012). Trabalhar com as Famílias de Crianças com Necessidades Especiais. Porto: Porto Editora.
Carl J. Dunst & Carol M. Trivette (2009) Capacity-Building FamilySystems Intervention Practices, Journal of Family Social Work, 12:2, 119-143
Friedman, M., Woods, J., & Salisbury, C. (2012). Caregiver coaching strategies for early intervention providers: Moving toward operational definitions. Infants & Young Children, 25(1), 62-82.
Owens JR, R.E. (2018). Early language intervention for infants, toddlers and preschoolers. New York: Pearson. - ISBN 978-0-13-461890-6.
Woods, J. J., Wilcox, M. J., Friedman, M., & Murch, T. (2011). Collaborative consultation in natural environments: Strategies to enhance family-centered supports and services. Language, Speech, and Hearing Services in Schools, 42(3), 379-392.
Docente (* Responsável):
Fátima Maia (fmaia@ufp.edu.pt)
Inês Cadório (inescadorio@ufp.edu.pt)