Unidade Curricular: | Código: | ||
Educação e Gestos Básicos em Saúde | 1199EGBS | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | CTSP | Apoio a Crianças e Adolescentes com Necessidades Especiais | 3 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 39 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
O aluno, como futuro membro de uma equipa interdisciplinar, na unidade curricular de Educação e Gestos Básicos em Saúde, deve: 1. Demonstrar conhecimentos básicos sobre saúde em geral. 2. Adquirir noções gerais de socorrismo e de suporte básico de vida. 3. Conhecer e executar os gestos básicos em saúde relacionados com: o diagnóstico, o tratamento, situações específicas do dia-a-dia profissional. 4. Conhecer as medidas universais de proteção, relações humanas e técnicas de comunicação. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1 - Homem (visão holística) 2 - Saúde (saúde holística) 3 - Qualidade de vida 4 - Promoção da saúde; níveis de prevenção em saúde 5 - Educação; Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. 6 - Comunicação – técnicas de comunicação 7 - As relações humanas 8 - Saúde em geral. Promoção da saúde; 9 - Gestos básicos em saúde relacionados com: o diagnóstico, o tratamento, situações específicas. 9.1. Sistema integrado de emergência médica 9.2. Abordagem à vítima 10 - Medidas universais de proteção – Controlo da infeção. 11 - Noções gerais de socorrismo e suporte básico de vida. 11.1. Noções gerais de socorrismo: (1) feridas, queimaduras e hemorragias 11.2. Noções gerais de socorrismo: (2) fraturas, imobilizações 11.3. Noções gerais de socorrismo: (3) Intoxicações, convulsões e eletrocussão 11.4. Suporte básico de vida 11.5. Suporte básico de vida pediátrico | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
A compreensão e assimilação dos Conteúdos Programáticos nas aulas teóricas e a sua aplicação nas aulas práticas, possibilitou aos alunos exibir o seu nível de desenvolvimento de habilidades teórico-práticas a nível de: 1. Saúde em geral, para que no futuro possam tomar as atitudes necessárias para enfrentar situações correntes, na sua missão de promover a saúde no seu todo. 2. Ações gerais de socorrismo e suporte básico de vida no adulto e na criança, de forma consciente e refletida. 3. Execução de gestos básicos em saúde relacionados com: o diagnóstico, o tratamento, situações específicas do dia-a-dia profissional. 4. Aplicação adequada das medidas universais de proteção, 5. Das relações humanas e técnicas de comunicação. Estas áreas de aprendizagem justificam-se porque os alunos, na qualidade de futuros profissionais todos serão promotores de educação para a saúde e atores de gestos básicos em saúde. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Métodos: interrogativo/ativo, expositivo e demonstrativo Apresentação oral de conteúdos programáticos através de metodologias interativas. A avaliação teórico-prática da unidade curricular é feita através de um teste escrito (ponderação 4), e um trabalho individual escrito em Word e PowerPoint (ponderação 3). Este trabalho implica a realização do diagnóstico da pertinência do tema a abordar no trabalho, tendo também como finalidade treinar a aplicação dos conteúdos teóricos através da sua apresentação oral (ponderação 2). A avaliação contínua da unidade curricular é feita através da participação ativa nas aulas, principalmente nas aulas práticas. Será também avaliada a apresentação e discussão de trabalhos de pesquisa individual e debate nas aulas presenciais, de modo a permitir avaliar o resultado da aplicação na prática dos conteúdos teóricos (ponderação 1). O aluno deverá obter a nota mínima de 10 valores para a sua aprovação. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A Metodologia ativa/participativa e demonstrativa, permitiu assegurar a interligação dos aspetos teóricos com os aspetos práticos dos assuntos abordados de modo a proporcionar o cumprimento dos objetivos propostos para a Unidade curricular, com apoio de meios audiovisuais, material didático para execução das atividades práticas e análise de conteúdos de relevância científica. A realização de trabalhos individuais de pesquisa científica e de atividades de grupo, conducentes à participação ativa na aula, com apoio nas demonstrações realizadas pela docente facilitou a avaliação do cumprimento dos objetivos propostos para a Unidade Curricular de Educação e Gestos Básicos em Saúde. | |||
Bibliografia: | |||
Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (2010). Manual de Primeiros Socorros. Direção Geral de Saúde (2012). Formação em Emergência e Primeiros Socorros no local de trabalho Direção Geral de Saúde (2010). Uso e Gestão de Luvas nas Unidades de Saúde Direção Geral de Saúde (2019). Higiene das Mãos nas Unidades de Saúde Direção-Geral da Saúde (2017). Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos Instituto Nacional de Emergência Médica (2012). Abordagem à vítima Instituto Nacional de Emergência Médica (2017). Manual de Suporte Básico de Vida, Adulto Instituto Nacional de Emergência Médica (2017). Manual de Suporte Básico de Vida Pediátrico Instituto Nacional de Emergência Médica (2013). Sistema Integrado de Emergência Médica Jan-Thorsten G. et all (2021). European Resuscitation Council Guidelines UNICEF Portugal, Direção Geral da Educação (2020).Convenção sobre os Direitos da Criança e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. | |||
Docente (* Responsável): | |||
José Manuel dos Santos (jmsantos@ufp.edu.pt) |