| Unidade Curricular: | Código: | ||
| Desenvolvimento Psicomotor e suas Perturbações | 1199DPP | ||
| Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
| 2 | CTSP | Apoio a Crianças e Adolescentes com Necessidades Especiais | 5 ects |
| Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
| Primeiro Semestre | Português/Inglês | 65 | |
| Objectivos de Aprendizagem: | |||
| O aluno deve: 1.Demonstrar conhecimento do processo de desenvolvimento ao longo do ciclo vital. 2.Caracterizar as diferentes fases/etapas do desenvolvimento psicomotor típico 3.Identificar as alterações no desenvolvimento psicomotor típico 4.Conhecer estratégias promotoras do desenvolvimento psicomotor e facilitadoras da funcionalidade em crianças com alterações necessidades especiais 5.Conhecer estratégias de interação relacional crianças com alterações do desenvolvimento psicomotor | |||
| Conteúdos Programáticos: | |||
| 1. História da psicomotricidade e abordagem da ontogénese da psicomotricidade. 2. Características do desenvolvimento psicomotor típico e suas diferentes fases/etapas 3. Identificação dos distúrbios do desenvolvimento psicomotor 4. Estratégias promotoras do desenvolvimento psicomotor e facilitadoras da funcionalidade 5.Estratégias de interação relacional crianças com alterações do desenvolvimento psicomotor | |||
| Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
| Teórico-prática (TP): O conhecimento da ontogénese e desenvolvimento psicomotor típico possibilita ao aluno compreender e identificar as alterações desenvolvimento psicomotor em crianças. Prática: A prática simulada das fases/etapas que uma criança atravessa ao longo do seu desenvolvimento psicomotor típico permite uma melhor compreensão e integração dos conceitos apreendidos nas aulas TP. | |||
| Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
| Teórica-prática: Compreende aulas expositivas e/ou em formato de discussão dos temas propostos. A avaliação compreende 1Teste escrito (40%) + 1 Trabalho de grupo com apresentação oral (10%) + 1 trabalho individual com apresentação oral (50%) Prática: Compreende aulas demonstrativas e prática das etapas de desenvolvimento neuromotor de crianças através de simulação (utilização de bonecos). | |||
| Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
| Teórico-prática: O formato expositivo e/ou em discussão de temas permite a aquisição, por parte do aluno, de conhecimento sobre a ontogénese e desenvolvimento psicomotor típico e suas alterações; Prática: A forma demonstrativa/interativa das aulas permite uma melhor compreensão das fases/etapas de desenvolvimento psicomotor típico e a identificação de alterações do desenvolvimento psicomotor em crianças. | |||
| Bibliografia: | |||
| 4. Palisano, R. J. (2004) Movement sciences: transfer of knowledge into pediatric therapy practice. The Haworth Press. 9. Tecklin, J. S. (2008). Pediatric physical therapy. 4th edition. Philadelphia, Lippincott Williams & Wilkins. Fonseca, F. (2006). Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem. A psicomotricidade Cruz Quebrada. | |||