Unidade Curricular:Código:
Desenvolvimento Psicomotor e suas Perturbações1095DPP
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1CTSPApoio a Crianças e Adolescentes com Necessidades Especiais5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
O aluno deve:
1.Demonstrar conhecimento do processo de desenvolvimento ao longo do ciclo vital.
2.Caracterizar as diferentes fases/etapas do desenvolvimento psicomotor típico
3.Identificar as alterações no desenvolvimento psicomotor típico
4.Conhecer estratégias promotoras do desenvolvimento psicomotor e facilitadoras da funcionalidade em crianças com alterações necessidades especiais
5.Conhecer estratégias de interação relacional crianças com alterações do desenvolvimento psicomotor
Conteúdos Programáticos:
1. História da psicomotricidade e abordagem da ontogénese da psicomotricidade.
2. Características do desenvolvimento psicomotor típico e suas diferentes fases/etapas
3. Identificação dos distúrbios do desenvolvimento psicomotor
4. Estratégias promotoras do desenvolvimento psicomotor e facilitadoras da funcionalidade
5.Estratégias de interação relacional crianças com alterações do desenvolvimento psicomotor
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Teórico-prática (TP): O conhecimento da ontogénese e desenvolvimento psicomotor típico possibilita ao aluno compreender e identificar as alterações desenvolvimento psicomotor em crianças. Prática: A prática simulada das fases/etapas que uma criança atravessa ao longo do seu desenvolvimento psicomotor típico permite uma melhor compreensão e integração dos conceitos apreendidos nas aulas TP.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Teórica-prática: Compreende aulas expositivas e/ou em formato de discussão dos temas propostos. A avaliação compreende 1Teste escrito (40%) + 1 Trabalho de grupo com apresentação oral (10%) + 1 trabalho individual com apresentação oral (50%)
Prática: Compreende aulas demonstrativas e prática das etapas de desenvolvimento neuromotor de crianças através de simulação (utilização de bonecos).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Teórico-prática: O formato expositivo e/ou em discussão de temas permite a aquisição, por parte do aluno, de conhecimento sobre a ontogénese e desenvolvimento psicomotor típico e suas alterações; Prática: A forma demonstrativa/interativa das aulas permite uma melhor compreensão das fases/etapas de desenvolvimento psicomotor típico e a identificação de alterações do desenvolvimento psicomotor em crianças.
Bibliografia:
4. Palisano, R. J. (2004) Movement sciences: transfer of knowledge into pediatric therapy practice. The Haworth Press.
9. Tecklin, J. S. (2008). Pediatric physical therapy. 4th edition. Philadelphia, Lippincott Williams & Wilkins.
Fonseca, F. (2006). Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem. A psicomotricidade
Cruz Quebrada.
Docente (* Responsável):
Andreia Castro (andreiac@ufp.edu.pt)