Unidade Curricular: | Código: | ||
Diferentes Formas de Comunicar | 1199DFC | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | CTSP | Apoio a Crianças e Adolescentes com Necessidades Especiais | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 65 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
O1. Refletir acerca da importância da comunicação interpessoal e identificar todas as formas de comunicação existentes para além da fala. O2. Dominar conhecimentos básicos acerca da comunicação gestual e gráfica. O3. Identificar candidatos a programas de comunicação aumentativa e alternativa. O4. Identificar competências para o desenvolvimento de um trabalho em equipa no âmbito da comunicação aumentativa e alternativa. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Comunicação interpessoal 1.1. Reportório individual 1.2. Barreiras e atitudes facilitadoras 1.3. Comunicação: Oral e Não Oral/Verbal e Não Verbal 2.Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) 2.1. Formas 2.2. Candidatos 2.3. Objetivos 2.4. Tipos de Sistema Aumentativo e Alternativo de Comunicação (SAAC): sistemas com ajuda, sem ajuda e mistos 2.5. Vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de sistemas de comunicação. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
O programa da UC foi elaborado tendo por referência a aquisição de conhecimentos no domínio de diferentes formas de comunicar e de competências necessárias para a sua promoção. Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (OA) da unidade curricular, designadamente: CP1 – OA1 e OA2; CP2 – OA2 e OA3. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
No decurso das horas de contacto são privilegiadas as metodologias de ensino expositiva, participativa e ativa. É feita a apresentação de CP com recurso a projeções, explicações no quadro, exemplificações, observação de casos em vídeo. É também proposta a resolução de problemas em pequenos grupos, assim como sessões de “brainstorming” sobre tópicos e questões a serem investigados pelos alunos mediante orientação da pesquisa realizada. As horas de não-contacto são dedicadas ao trabalho autónomo do aluno. O regime de avaliação da UC pode ser contínuo ou por exame final (épocas de fim de semestre, recurso e especial). Na avaliação contínua: participação ativa e assertiva nas horas de contacto (20%), prova escrita (50%), trabalho individual (30%) | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A unidade curricular constituída por aulas teórico-práticas. Desta forma, a exposição das teorias e conceitos chave da comunicação aumentativa e alternativa terão sempre a participação e análise crítica por parte dos estudantes, acompanhadas de exercícios de consolidação. A verificação do entendimento dos mesmos conceitos ocorrerá com recurso ao método expositivo, onde se fará a apresentação e o desenvolvimento dos conteúdos programáticos, com metodologias de teor mais prático, nas quais se promoverão discussões críticas sobre os mesmos. O desenvolvimento dos conhecimentos e das competências desta unidade curricular será efetuado através da realização de trabalhos práticos, exercícios em sala de aula e em trabalho autónomo de pesquisa e aplicação das competências adquiridas. As horas de não-contacto serão dedicadas ao trabalho autónomo do aluno, onde se pretende ver assegurada a leitura da bibliografia recomendada e a realização das atividades propostas, de modo a lhe permitir aprofundar, consolidar e aplicar os seus conhecimentos e a desenvolver aptidões e competências neste domínio. A combinação entre estas diferentes metodologias permitirá ao aluno atingir os OA propostos para a UC, objetivos estes que, na sua maioria, articulam conhecimentos, capacidades e competências. | |||
Bibliografia: | |||
Martinsen, H.; von Tetzchener, S. (2000) Introdução à Comunicação Aumentativa e Alternativa. Porto Editora: colecção Educação Especial no 10 Soto G., Zangari C. (2009). Practically speaking: Language, literacy, & academic development for students with AAC needs. Baltimore: Paul H. Brookes Publishing Co. Alant, E. & Lloyd, L. (ed.) (2009). Augmentative and alternative communication and severe disabilities : beyond poverty. London ; Philadelphia : Whurr Publishers. Beukelman, D. & Mirenda, P. (ed) (2005). Augmentative and alternative communication : supporting children and 101 de 153 2014-12-23 14:51 ACEF/1415/22017 — Guião para a auto-avaliação http://www.a3es.pt/si/iportal.php/process_form /print?processId=1a24... adults with complex communication needs. Baltimore ; London ; Sydney : Paul H. Brookes Publishing Co. Schlosser, R. W. (203). The efficacy of augmentative and alternative communication : toward evidence- based practice. San Diego : Academic Press | |||
Docente (* Responsável): | |||
Rita Alegria (ralegria@ufp.edu.pt) |