Unidade Curricular: | Código: | ||
Crianças e Adolescentes em Risco | 1095CAR | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | CTSP | Apoio a Crianças e Adolescentes com Necessidades Especiais | 3 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 39 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
1)Demostrar conhecimentos e compreensão de dos conceitos, estratégias e técnicas básicas relacionadas com a infância em risco. 2)Refletir sobre os modelos, técnicas e estratégias mais eficazes, desde uma abordagem profissional 3)Desenvolver a capacidade para selecionar e interpretar informação relevante para formular soluções para situações complexas, fundamentando as mesmas do ponto social, científico e ético. 4) Desenvolver a capacidade de comunicar informação, ideias, problemas e soluções relativos às crianças e adolescentes em risco. 5) Desenvolver competências que permitam aos alunos uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo, especialmente centrados na intervenção com crianças e adolescentes em risco. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1.Introdução: Do risco ao perigo 2.Infancia e juventude: Direitos fundamentais 3.Fatores de risco e vulnerabilidade social 4.Os grupos de risco 5.A proteção de crianças e jovens em risco social 6.Intervenção com crianças e jovens em risco: | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos privilegiam a aprendizagem de matérias teóricas relacionadas com as crianças e adolescentes em risco, permitindo, deste modo atingir os objetivos da unidade curricular: integrar conhecimentos, competências e capacidades para uma atuação técnica e ética; demonstrar conhecimentos e competências para executar tarefas e como dominar as principais técnicas e metodologias usadas com estas populações. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização de um exercício prático escrito (prática específica), e numa prova oral de aferição de conhecimentos. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Exposição teórica de conteúdos caracterizadores da área de atuação; Debate individual e em grupo de casos para distintas problemáticas que constituem solicitações judiciárias; Demonstrações; Exercícios práticos com o objetivo de demonstrar conhecimentos e competências para executar tarefas ; Dominar as principais técnicas e metodologias usadas na avaliação e intervenção psicológica forense; Revelar capacidade de comunicação oral e escrita dos conteúdos periciais; Mostrar autonomia e conduta responsável. | |||
Bibliografia: | |||
Instituto de Apoio à Criança (2009). Guia dos Direitos da Criança.Lisboa: Temas e Debates. Lei nº 147/99, de 01 de Setembro- Lei de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo Pedroso, J. Santos, A., Casaleiro, P. & Branco, P. (2017). A proteção das crianças no concelho de Lisboa : mapa(s) do desempenho das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens. Porto: Vida Económica (CDU 347.63/.64(469.411)) Oliveira, M. & Vieira Pinto, P. (2018). Da infância à terceira idade : intervenção em contextos de violência e crime : guia prático para estudantes e profissionais. Porto: Mais Leituras (CDU 343.98) Sampaio, D., Cruz, H., & Carvalho, M.J. L. (2011). Crianças e Jovens em Risco. A família no centro da intervenção. Lisboa: Calouste Gulbenkian. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Gloria Jólluskin (gloria@ufp.edu.pt) |