Unidade Curricular: | Código: | ||
Bioética | 1095BET | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | CTSP | Apoio a Crianças e Adolescentes com Necessidades Especiais | 3 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 39 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Esta unidade curricular visa fornecer aos alunos instrumentos e métodos de reflexão ética sobre questões recorrentes ou emergentes que se colocam no exercício das diferentes profissões na área social e da saúde. Os instrumentos e métodos de reflexão ética serão aplicados aos conhecimentos adquiridos sobre as várias temáticas assinaladas nos conteúdos. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Definição de conceitos: ética, deontologia, direito 2. Análise: Principais posições teóricas e prática 3. Principais organismos de supervisão 4. Sistema de regulação legal 5. Quadro internacional 6. O RGPD 7. Casos | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos privilegiam a reflexão sobre as questões éticas na área dos cuidados de saúde. Esta reflexão pretende que o futuro exercício profissional seja pautado por valores éticos, contribuindo para a humanização, integridade e responsabilidade. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Metodologias ativas, colaborativas e expositivas: 1. Resolução de problemas em pequenos grupos; 2. Sessões de brainstorming de tópicos e questões a serem investigados pelos alunos; 3. Orientação da pesquisa realizada pelos alunos; 4. Resumo e síntese da pesquisa realizada pelos alunos e discussão em grupo. Avaliação: Portfólios escritos (60% da avaliação final); Apresentação de trabalho e participação ativa (40% da avaliação final). Os estudantes devem realizar ambos os momentos de avaliação. Época de Recurso - Exame (100%). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias de ensino correspondem aos objetivos de aprendizagem definidos, uma vez que permitem um aprofundamento do conhecimento dos alunos e a sua participação ativa nas aulas através de estratégias ativas e colaborativas de aprendizagem, combinadas com métodos expositivos e tradicionais. O professor será um facilitador do processo de aprendizagem do aluno, fomentando o relacionamento dos conceitos-chave da unidade curricular, a capacidade de análise e a discussão e reflexão com a prática. Metodologia ativa e expositiva - avaliação: trabalho individual, apresentação, e participação/assiduidade. | |||
Bibliografia: | |||
CARVALHO DANTAS, C. (2018). Dilemas éticos na saúde: reflexões para a tomada de decisão, Paraninfo Digital, 2018; XII(28): e051. http://www.index-f.com/para/n28/pdf/e051.pdf CORREIA, P. et al. (2019). O papel dos códigos de ética na administração do setor da saúde em Portugal, Sociologia, Problemas e Práticas, 89, pp. 79-95. https://journals.openedition.org/spp/5572 FIDALGO, A. (2017). Ética mínima : pequeno guia para tempos difíceis, 2ª ed., Lisboa: Gradiva. ROSIN BONIFÁCIO, A.C. (2015). Ética na Saúde, Rio de Janeiro: Estácio. SERRÃO, D. (2015). Saúde: ética ou éticas, Sobre saúde, pp. 41-56. SCHWALBACH, J. (2013). O trabalhador de saúde perante a dor e os cuidados paliativos, Dor, Vol. 21, N.o 4, pp. 7-12. https://www.aped-dor.org/images/revista_dor/pdf/2013_04.pdf | |||
Docente (* Responsável): | |||
Susana Teixeira (susanat@ufp.edu.pt) |