Unidade Curricular:Código:
Alimentação e Nutrição1095ANUT
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2CTSPApoio a Crianças e Adolescentes com Necessidades Especiais4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
No final da unidade curricular o estudante deverá ser capaz de:
OA1. Demonstrar noções essenciais sobre nutrição e alimentação na criança e no adolescente
OA2. Compreender o processo básico da alimentação ao longo da vida
OA3. Conhecer as questões alimentares básicas e de manuseamento em crianças e adolescentes com alterações
OA4. Identificar estratégias e técnicas de alimentação para crianças e adolescentes com distúrbios
Conteúdos Programáticos:
CP1. Hábitos nutricionais e alimentares saudáveis na criança e no adolescente
CP2. A evolução da alimentação ao longo do ciclo de vida
CP3. Questões alimentares e manuseamento do alimento, incluindo as funções de mastigação e deglutição: alterações e implicações na saúde e no bem-estar da criança e do adolescente
CP4. Estratégias, técnicas e manobras de alimentação em crianças e adolescentes com distúrbios
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (OA) para promover o desenvolvimento de competências que permitam adquirir conhecimentos, analisar e refletir para a acompanhamento de crianças e adolescentes com necessidades especiais. Assim:
CP1 corresponde ao OA1.
CP2 corresponde ao OA2.
CP3 corresponde ao OA3.
CP4 corresponde ao OA4.
O CP1 incide sobre aquisição de noções básicas sobre hábitos nutricionais e alimentares saudáveis na criança e no adolescente; O CP2 incide sobre conhecimentos acerca da evolução da alimentação ao longo do ciclo de vida; O CP3 incide sobre conhecimentos relacionados com a mastigação e deglutição e suas implicações; O CP4 incide na aprendizagem de estratégias, técnicas e manobras durante a alimentação em crianças e adolescentes com distúrbios.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Aulas teórico-práticas, centradas na apresentação e exposição relacionada com o âmbito de atuação no apoio a crianças e adolescentes com necessidades especiais, através de metodologia expositiva, participativa e ativa. É dada relevância à formulação de problemas clínicos e análise de diferentes possibilidades de resposta, com base em artigos científicos de referência, partindo de casos reais (vídeo, casos da clínica pedagógica). É incentivado o processo de diálogo. Análise de casos; Situações de rol-play.
Avaliação:
Época normal: Avaliação contínua através de teste escrito (50%), trabalho prático (construção de panfleto de cuidados no momento da alimentação) (30%) e participação ativa e assertiva nas atividades propostas durante as horas de contacto (20%).
Época Recurso: Exame (100%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A execução pedagógica das aulas decorre de modo coerente com os objetivos fundamentais da UC. Assim, nesta UC os alunos aprenderão princípios de uma alimentação segura e saudável em crianças e adolescentes com necessidades especiais. Sendo a unidade curricular constituída por aulas teórico-práticas, as metodologias de ensino utilizadas enquadram-se nos melhores procedimentos usados nesta área. Assim, é feita a exposição das melhores práticas sobre e durante a alimentação, promovendo a participação e análise crítica por parte dos estudantes, acompanhadas de exercícios de consolidação. Nestas aulas pretende-se desenvolver o conhecimento dos alunos e sensibilizá-los para a importância dos temas abordados no contexto real, sendo que as visualizações das situações reais contribuem para um melhor enquadramento e maior facilidade na perceção dos objetivos que se pretendem alcançar. Deste modo, os alunos aprenderão observando, analisando, refletindo e tomando decisões sobre os problemas e alternativas propostas, melhorando as suas competências nos temas em questão. A verificação da perceção do entendimento dos mesmos conceitos ocorrerá com recurso ao método interrogativo e participativo. O desenvolvimento dos conhecimentos e das competências desta unidade curricular será efetuado através da realização de pequenos trabalhos práticos (e.g. panfleto, role-play), exercícios em sala de aula (e.g. relatórios de avaliação com base na observação de vídeos ) e em trabalho autónomo de pesquisa e aplicação das competências adquiridas em contexto real. Por fim, a avaliação dos alunos servirá para a aferição da eficácia das metodologias de ensino desenvolvidas na UC e, se necessário, no futuro poder-se-á realizar algumas correções nas metodologias de ensino.
Bibliografia:
CASLPO - College of Audiologists & Speech-Language Pathologists of Ontario (2018). Practice standards and guidelines for dysphagia intervention by speech-language pathologists. (Em Linha). Disponível em http://www.caslpo.com/sites/default/uploads/files/PSG_EN_Dysphagia.pdf. Consultado a 10.09.2021.
Enderby, P. (2013). RCSLT resource manual for commissioning and planning services for SLCN - Dysphagia. (Em Linha). Disponível https://rcslt.org/wp-content/uploads/media/Project/RCSLT/slcn-resource-manual.pdf. Consultado a 10.09.2021.
Filho, E.D.M.; Furkim, Gomes, G.F. e A.M. (2000). Manual de cuidados do paciente com disfagia. São Paulo, Lovise.
Brauer, C. e Frame, D. (2001). Manual de disfagia : guia de deglutição para profissionais da saúde e famílias de pacientes. Carapicuíba, Pró-Fono.
Docente (* Responsável):
Daniela Vieira (dvieira@ufp.edu.pt)
Rita Guerra (ritaguerra@ufp.edu.pt)