Unidade Curricular: | Código: | ||
Alimentação e Nutrição | 1095ANUT | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | CTSP | Apoio a Crianças e Adolescentes com Necessidades Especiais | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 52 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
No final da unidade curricular o estudante deverá ser capaz de: OA1. Demonstrar noções essenciais sobre nutrição e alimentação na criança e no adolescente OA2. Compreender o processo básico da alimentação ao longo da vida OA3. Conhecer as questões alimentares básicas e de manuseamento em crianças e adolescentes com alterações OA4. Identificar estratégias e técnicas de alimentação para crianças e adolescentes com distúrbios | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
CP1. Hábitos nutricionais e alimentares saudáveis na criança e no adolescente CP2. A evolução da alimentação ao longo do ciclo de vida CP3. Questões alimentares e manuseamento do alimento, incluindo as funções de mastigação e deglutição: alterações e implicações na saúde e no bem-estar da criança e do adolescente CP4. Estratégias, técnicas e manobras de alimentação em crianças e adolescentes com distúrbios | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (OA) para promover o desenvolvimento de competências que permitam adquirir conhecimentos, analisar e refletir para a acompanhamento de crianças e adolescentes com necessidades especiais. Assim: CP1 corresponde ao OA1. CP2 corresponde ao OA2. CP3 corresponde ao OA3. CP4 corresponde ao OA4. O CP1 incide sobre aquisição de noções básicas sobre hábitos nutricionais e alimentares saudáveis na criança e no adolescente; O CP2 incide sobre conhecimentos acerca da evolução da alimentação ao longo do ciclo de vida; O CP3 incide sobre conhecimentos relacionados com a mastigação e deglutição e suas implicações; O CP4 incide na aprendizagem de estratégias, técnicas e manobras durante a alimentação em crianças e adolescentes com distúrbios. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Aulas teórico-práticas, centradas na apresentação e exposição relacionada com o âmbito de atuação no apoio a crianças e adolescentes com necessidades especiais, através de metodologia expositiva, participativa e ativa. É dada relevância à formulação de problemas clínicos e análise de diferentes possibilidades de resposta, com base em artigos científicos de referência, partindo de casos reais (vídeo, casos da clínica pedagógica). É incentivado o processo de diálogo. Análise de casos; Situações de rol-play. Avaliação: Época normal: Avaliação contínua através de teste escrito (50%), trabalho prático (construção de panfleto de cuidados no momento da alimentação) (30%) e participação ativa e assertiva nas atividades propostas durante as horas de contacto (20%). Época Recurso: Exame (100%) | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A execução pedagógica das aulas decorre de modo coerente com os objetivos fundamentais da UC. Assim, nesta UC os alunos aprenderão princípios de uma alimentação segura e saudável em crianças e adolescentes com necessidades especiais. Sendo a unidade curricular constituída por aulas teórico-práticas, as metodologias de ensino utilizadas enquadram-se nos melhores procedimentos usados nesta área. Assim, é feita a exposição das melhores práticas sobre e durante a alimentação, promovendo a participação e análise crítica por parte dos estudantes, acompanhadas de exercícios de consolidação. Nestas aulas pretende-se desenvolver o conhecimento dos alunos e sensibilizá-los para a importância dos temas abordados no contexto real, sendo que as visualizações das situações reais contribuem para um melhor enquadramento e maior facilidade na perceção dos objetivos que se pretendem alcançar. Deste modo, os alunos aprenderão observando, analisando, refletindo e tomando decisões sobre os problemas e alternativas propostas, melhorando as suas competências nos temas em questão. A verificação da perceção do entendimento dos mesmos conceitos ocorrerá com recurso ao método interrogativo e participativo. O desenvolvimento dos conhecimentos e das competências desta unidade curricular será efetuado através da realização de pequenos trabalhos práticos (e.g. panfleto, role-play), exercícios em sala de aula (e.g. relatórios de avaliação com base na observação de vídeos ) e em trabalho autónomo de pesquisa e aplicação das competências adquiridas em contexto real. Por fim, a avaliação dos alunos servirá para a aferição da eficácia das metodologias de ensino desenvolvidas na UC e, se necessário, no futuro poder-se-á realizar algumas correções nas metodologias de ensino. | |||
Bibliografia: | |||
CASLPO - College of Audiologists & Speech-Language Pathologists of Ontario (2018). Practice standards and guidelines for dysphagia intervention by speech-language pathologists. (Em Linha). Disponível em http://www.caslpo.com/sites/default/uploads/files/PSG_EN_Dysphagia.pdf. Consultado a 10.09.2021. Enderby, P. (2013). RCSLT resource manual for commissioning and planning services for SLCN - Dysphagia. (Em Linha). Disponível https://rcslt.org/wp-content/uploads/media/Project/RCSLT/slcn-resource-manual.pdf. Consultado a 10.09.2021. Filho, E.D.M.; Furkim, Gomes, G.F. e A.M. (2000). Manual de cuidados do paciente com disfagia. São Paulo, Lovise. Brauer, C. e Frame, D. (2001). Manual de disfagia : guia de deglutição para profissionais da saúde e famílias de pacientes. Carapicuíba, Pró-Fono. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Daniela Vieira (dvieira@ufp.edu.pt) Rita Guerra (ritaguerra@ufp.edu.pt) |