Unidade Curricular: | Código: | ||
Atividades Adaptadas para Crianças com Necessidades Especiais | 1095AACN | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | CTSP | Apoio a Crianças e Adolescentes com Necessidades Especiais | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
O1. Adaptar atividades do ponto de vista da comunicação de forma a aumentar a participação, em crianças e adolescentes com necessidades especiais. O2. Identificação e utilização das componentes do comportamento aberto na comunicação interpessoal verbal e não verbal O3.Utilização de estratégias de identificação e solução de problemas e gestão de conflitos O4.Identificação e utilização de comportamentos assertivos em diferentes contextos | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
CP1 1.1 Adaptação de material didático tendo em vista a participação de crianças com necessidades especiais. 1.2 Estratégias de facilitação da comunicação e de estimulação de linguagem de crianças com necessidades especiais aquando brincadeiras com materiais didáticos. CP2 2.1 Conceitos de habilidades sociais, comportamento social, desenvolvimento pessoal e social. Programa de competências sociais: COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL – Aspectos não-verbais. 2.2 Metodologia de resolução de problemas. 2.3 Treino da assertividade. CP3 | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
É feita uma exploração integrada e progressiva do programa da UC, permitindo que os alunos desenvolvam os conhecimentos e as competências previstas nos objetivos. Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (OA) da unidade curricular: CP1- O1; CP2- O2, O3 e O4; CP3- O5. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
No decurso das horas de contacto são privilegiadas as metodologias de ensino expositiva, participativa e ativa. É feita a apresentação de CP com recurso a projeções, explicações no quadro, exemplificações, observação de casos em vídeo. É também proposta a resolução de problemas em pequenos grupos, assim como sessões de “brainstorming” sobre tópicos e questões a serem investigados pelos alunos mediante orientação da pesquisa realizada. O regime de avaliação da UC pode ser contínuo ou por exame final (épocas de fim de semestre, recurso e especial). Na avaliação contínua: Teórico: prova escrita (50%) Teórico-prático: trabalho individual (30%) e participação ativa e assertiva nas horas de contacto (20%) Época de recurso – Exame | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias de ensino adoptadas para esta unidade curricular são coerentes com os objetivos definidos, uma vez que permitem um aprofundamento do conhecimento dos alunos e a sua participação ativa nas aulas através de estratégias ativas e colaborativas de aprendizagem, combinadas com métodos expositivos e tradicionais. O professor será um facilitador do processo de aprendizagem do aluno, fomentando o relacionamento dos conceitos, a capacidade de análise e a discussão e reflexão com a sua prática futura. | |||
Bibliografia: | |||
Bishop, D. V., Snowling, M. J., Thompson, P. A., Greenhalgh, T., Catalise-2 Consortium, Adams, C., ... & house, A. (2017). Phase 2 of CATALISE: A multinational and multidisciplinary Delphi consensus study of problems with language development: Terminology. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 58(10), 1068-1080. Bishop, D. V. (2014). Ten questions about terminology for children with unexplained language problems. International Journal of Language & Communication Disorders, 49(4), 381-415. Heilmann, J., Miller, J. F., Nockerts, A., & Dunaway, C. (2010). Properties of the narrative scoring scheme using narrative retells in young school-age children. Law, J., Lee, W., Roulstone, S., Wren, Y., Zeng, B., & Lindsay, G. (2012). 'What Works': interventions for children and young people with speech, language and communication needs. MATOS, Margarida G. (1998). Comunicação e Gestão de Conflitos na Escola. Lisboa: FMH edições | |||
Docente (* Responsável): | |||
Andreia Castro (andreiac@ufp.edu.pt) Rita Alegria (ralegria@ufp.edu.pt) |