Unidade Curricular:Código:
Atividades Adaptadas para Crianças com Necessidades Especiais1095AACN
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2CTSPApoio a Crianças e Adolescentes com Necessidades Especiais6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
O1. Adaptar atividades do ponto de vista da comunicação de forma a aumentar a participação, em crianças e adolescentes com necessidades especiais.
O2. Identificação e utilização das componentes do comportamento aberto na comunicação interpessoal verbal e não verbal
O3.Utilização de estratégias de identificação e solução de problemas e gestão de conflitos
O4.Identificação e utilização de comportamentos assertivos em diferentes contextos
Conteúdos Programáticos:
CP1
1.1 Adaptação de material didático tendo em vista a participação de crianças com necessidades especiais.
1.2 Estratégias de facilitação da comunicação e de estimulação de linguagem de crianças com necessidades especiais aquando brincadeiras com materiais didáticos.
CP2
2.1 Conceitos de habilidades sociais, comportamento social, desenvolvimento pessoal e social.
Programa de competências sociais: COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL – Aspectos não-verbais.
2.2 Metodologia de resolução de problemas.
2.3 Treino da assertividade.
CP3
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
É feita uma exploração integrada e progressiva do programa da UC, permitindo que os alunos desenvolvam os conhecimentos e as competências previstas nos objetivos. Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (OA) da unidade curricular: CP1- O1; CP2- O2, O3 e O4; CP3- O5.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
No decurso das horas de contacto são privilegiadas as metodologias de ensino expositiva, participativa e ativa. É feita a apresentação de CP com recurso a projeções, explicações no quadro, exemplificações, observação de casos em vídeo. É também proposta a resolução de problemas em pequenos grupos, assim como sessões de “brainstorming” sobre tópicos e questões a serem investigados pelos alunos mediante orientação da pesquisa realizada.
O regime de avaliação da UC pode ser contínuo ou por exame final (épocas de fim de semestre, recurso e especial).
Na avaliação contínua:
Teórico: prova escrita (50%)
Teórico-prático: trabalho individual (30%) e participação ativa e assertiva nas horas de contacto (20%)
Época de recurso – Exame
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino adoptadas para esta unidade curricular são coerentes com os objetivos definidos, uma vez que permitem um aprofundamento do conhecimento dos alunos e a sua participação ativa nas aulas através de estratégias ativas e colaborativas de aprendizagem, combinadas com métodos expositivos e tradicionais. O professor será um facilitador do processo de aprendizagem do aluno, fomentando o relacionamento dos conceitos, a capacidade de análise e a discussão e reflexão com a sua prática futura.
Bibliografia:
Bishop, D. V., Snowling, M. J., Thompson, P. A., Greenhalgh, T., Catalise-2 Consortium, Adams, C., ... & house, A. (2017). Phase 2 of CATALISE: A multinational and multidisciplinary Delphi consensus study of problems with language development: Terminology. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 58(10), 1068-1080.
Bishop, D. V. (2014). Ten questions about terminology for children with unexplained language problems. International Journal of Language & Communication Disorders, 49(4), 381-415.
Heilmann, J., Miller, J. F., Nockerts, A., & Dunaway, C. (2010). Properties of the narrative scoring scheme using narrative retells in young school-age children.
Law, J., Lee, W., Roulstone, S., Wren, Y., Zeng, B., & Lindsay, G. (2012). 'What Works': interventions for children and young people with speech, language and communication needs.
MATOS, Margarida G. (1998). Comunicação e Gestão de Conflitos na Escola. Lisboa: FMH edições
Docente (* Responsável):
Andreia Castro (andreiac@ufp.edu.pt)
Rita Alegria (ralegria@ufp.edu.pt)