Unidade Curricular:Código:
Gestão do Risco1050GRIS
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1Pós-GraduaçãoSistemas Integrados de Gestão2 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês26
Objectivos de Aprendizagem:
Reconhecer a importância da Gestão do Risco em contexto organizacional.
Identificar os requisitos da Gestão do Risco no âmbito dos sistemas de gestão.
Conteúdos Programáticos:
1. Pensamento Baseado no Risco
2. Sistemas de Gestão do Risco
3. Requisitos da Gestão do Risco aplicados aos Sistemas de Gestão
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
1. Pensamento baseado no Risco: pretende-se com este item enquadrar a temática a desenvolver nesta unidade curricular: em que consiste a Gestão do Risco e qual a sua importância ao nível organizacional.
2. Sistemas de Gestão do Risco: pretende-se neste ponto do programa abordar o Sistema de Gestão do Risco como uma ferramenta estratégica na gestão de uma organização, e apresentar referenciais normativos relevantes nesta temática.
3. Requisitos da Gestão do Risco aplicados aos Sistemas de Gestão: pretende-se com este item identificar os requisitos dos sistemas de gestão relacionados com a gestão do risco.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino-aprendizagem é expositiva, interrogativa e demonstrativa. Recorre-se ao estudo orientado de casos, de modo a permitir interpretar e aplicar corretamente os conhecimentos teóricos adquiridos a situações reais. São propostos trabalhos aplicados aos temas abordados.
A avaliação desta unidade curricular realiza-se de forma contínua durante as aulas, através da realização de trabalhos práticos/exercícios propostos para elaboração individual e/ou em grupo.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino-aprendizagem desta unidade curricular foram programadas de forma a potenciar a aplicação prática dos conceitos teóricos apreendidos. Pretende-se que os alunos sejam capazes de identificar práticas operacionais adequadas ao nível da gestão do risco para as quais possam contribuir ativamente. Desta forma, as aplicações práticas analisadas em aula são instrumentos de aprendizagem e estudo orientado que permitem ao aluno percecionar a relevância destes assuntos na prática da gestão organizacional, bem como a relevância do papel que poderão assumir neste âmbito.
Bibliografia:
Normas NP ISO 31000:2018; NP EN ISO 14971:2018; NP EN ISO 9001:2015; NP EN ISO 14001:2015 e NP ISO 45001:2019
Docente (* Responsável):
José Reis (josereis@ufp.edu.pt)