Unidade Curricular: | Código: | ||
Estados Modificados de Consciência na Clínica | 1089EMCC | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Pós-Graduação | Estados Modificados de Consciência na Clínica | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
(i) Compreender o contexto ético-cultural no qual estão enquadrados. (ii) Saber aplicar os conhecimentos ético-deontológicos adquiridos, de forma a evidenciar uma abordagem profissional ética ao trabalho desenvolvido na sua área profissional; (iii) Saber recolher, selecionar e interpretar a informação relevante, particularmente na sua área de formação, que os habilite a fundamentarem eticamente as soluções que preconizam e os juízos que emitem; (iv) Saber resolver problemas ético-deontológicos no âmbito da sua área de formação e saber construir e fundamentar a sua própria argumentação ético-deontológica. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
I. Conceitos fundamentais para o desenvolvimento do raciocínio ético: 1.1. Definições de ética, deontologia e moral.1.2 A regra de ouro da ética. 1.3. Comunicação como ética da alteridade. II. Deontologia profissional: 2.1. Os quatro princípios prima facie: 2.1.1 Beneficência; 2.1.2. Não-maleficência; 2.1.3. Justiça | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
I - Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de matérias teóricas específicas da ética e da bioética, permitindo, deste modo atingir os objetivos da unidade curricular, isto é: integrar conhecimentos, competências e capacidades para uma atuação ética. II - Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento da aplicação teórico-prática dos conhecimentos no domínio da deontologia, permitindo atingir os objetivos da unidade curricular, isto é: saber aplicar os conhecimentos ético-deontológicos adquiridos, de forma a evidenciar uma abordagem profissional ética ao trabalho desenvolvido na área profissional; saber recolher, selecionar e interpretar a informação relevante, particularmente na sua área de formação, que os habilite a fundamentarem eticamente as soluções que preconizam e os juízos que emitem; saber resolver problemas ético-deontológicos no âmbito da sua área de formação e saber construir e fundamentar a sua própria argumentação ético-deontológica. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será periódica, baseando-se na realização 1 teste e na resolução de um dilema, assim como na participação do aluno em tarefas teórico-práticas em sala de aula. A nota final basear-se-á ma média simples dos dois elementos de avaliação. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
I- Exposição teórica dos conceitos de ética, deontologia e moral, bem como da relação e diferença entre todos eles. Abordagem teórica da necessidade de empatia com o sofrimento dos outros. II. Exposição teórica sobre os quatro princípios prima facie enfatizando a sua relevância para o exercício profissional. Leituras de textos fundamentais. Exercício teórico de consolidação dos conhecimentos adquiridos na unidade 1. | |||
Bibliografia: | |||
Almeida & Júnior(2013)“A Sensibilidade e a humanização dos cuidados em saúde”.O Mundo da Saúde 36:407-415 Ferreira,L.R.;Artmann(2018).“Discursos sobre humanização: profissionais e usuários em uma instituição complexa de saúde”.Ciência & Saúde Coletiva, 23(5):1437-1450 http://bvsms.saude.gov.br/bvs/artigos/mundo_saude/sensibilidade_humanizacao_cuidados_saude_partir.pdf La Taille,Y. (2016)”Moral e ética no mundo contemporâneo”.Revista USP 110, 29-42. Martino,L.M.;Marques,A.C.(2019)”A comunicação como ética da alteridade: pensando o conceito com Lévinas”. Intercom – RBCC 42(3)21-40 Motta,O.J.R.;Paulo,A.S.(2020),”Bioética e o Principialismo de Beauchamp e Childress:Noções, Reflexões e Críticas”.Braz. J. Hea. Ver.3(2) 2436-2448 Toldy,T. & Estrada,R.(2017),"A vulnerabilidade como lugar ético:sobre De Profundis,Valsa Lenta, de José Cardoso Pires".Didaskalia,11. 235-242. |